quinta-feira, 8 de julho de 2010

DEUS: A ÚNICA FONTE DE PLENA SATISTAÇÃO

Isaías 55.1-5

I. CAPTAÇÃO

1. Qual a maior necessidade que o ser humano pode experimentar? Qual a maior urgência de todo ser humano, que embora mesmo não sabendo, continua sendo sua maior necessidade?



2. Segundo Abraham Maslow, o ser humano tem necessidades divididas em categorias, formando uma pirâmide, que quando deve ser suprida de sua base para cima. Somente quando uma categoria mais básica é suprida, que ele passa a buscar um nível superior. Quando todas as necessidades são supridas de cima para baixo, então o homem encontrou a felicidade.



3. Eu gostaria dessa noite propor para os amados que a necessidade e ao mesmo tempo maior anseio do coração do homem é por DEUS.



II. TRANSIÇÃO INICIAL


1. Vamos essa noite estudar um texto muito bonito da Palavra de Deus que se encontra no livro de Isaías 55.1-5.



2. Isaías foi um profeta que viveu numa época de grande caos nos reino de Israel e reino de Judá. Seu ministério começou no ano da morte do Rei Uzias, 740 a.C, e deve ter se estendido até 680 a.C, quando a tradição afirma que ele foi martirizado, serrado ao meio no reinado de Manasses.



3. Isaías anunciou as promessas e juízos de Deus a nação de Juda, numa época em que as ameaças do império Assírio ocasionavam caos político, econômico, moral, social e principalmente espiritual. Em sua época, o reino do Norte foi levado cativo pela babilônia.



4. Sua tarefa era trazer o coração do povo para Deus, como sendo a única forma da nação sobreviver ao caos presente. Isaías tinha que mostrar ao povo que a única forma deles viverem em segurança era abandonando a idolatria e se firmando apenas no Deus vivo.



5. No texto que vamos ler, mais uma vez temos o profeta conclamando o povo a voltar-se apenas para Deus, que é a única fonte de verdadeira satisfação.



Texto Bíblico: Isaías 55.1-5


1-"Venham, todos vocês que estão com sede, venham às águas; e vocês que não possuem dinheiro algum, venham, comprem e comam! Venham, comprem vinho e leite sem dinheiro e sem custo."



2-Por que gastar dinheiro naquilo que não é pão, e o seu trabalho árduo naquilo que não satisfaz? Escutem, escutem-me, e comam o que é bom, e a alma de vocês se deliciará com a mais fina refeição.



3-"Dêem-me ouvidos e venham a mim; ouçam-me, para que sua alma viva. Farei uma aliança eterna com vocês, minha fidelidade prometida a Davi."



4-Vejam, eu o fiz uma testemunha aos povos, um líder e governante dos povos.



5-Com certeza você convocará nações que você não conhece, e nações que não o conhecem se apressarão até você, por causa do SENHOR, o seu Deus, o Santo de



Israel, pois ele lhe concedeu esplendor."





6. Isaías mostra que os convites de Deus para o homem visam saciá-lo com o bem. Esses convites que Deus nos faz, não é porque necessite de nós, mas pelo contrário, porque sabe que nós não podemos viver longe dEle, que é a única fonte de plena satisfação existente no universo.



7. Deus sabe que sem Ele, nossa existência será estéril, viveremos com sede espiritual, com enfado espiritual. Deus por amor nos convida para si, porque sabe que nossa alegria depende desse convívio com Ele, e deseja matar nossa fome, nos trazer descanso, aliviar nossos fardos.







Proposição do texto:







“O homem só pode ser plenamente saciado com o bem quando corresponde aos convites amorosos de Deus.”











II. COMO ENCONTRAR PLENA SATISFAÇÃO EM DEUS







1. Aceitando o convite para Farte-se na mesa de Deus (1-2)







1. O primeiro passo para encontrar plena satisfação é aceitar o convite para alimentar-se na mesa dEle. Que maravilhoso convite é esse: Deus chama a mim e a você para comer em sua mesa.



2. Deus está dizendo a você que se encontra com sede, você que está com fome, que se encontra vazio e em busca de significado para sua existência, vinde a minha mesa e encontrará plena satisfação.



3. Deus está afirmando que Ele tem alimento que poderá trazer satisfação ao nosso ser. Ele demonstra saber que nosso coração é faminto, o ser humano é faminto e vive em busca de satisfação, e por isso afirma venham a mim, e eu poderei saciá-los.



4. Deus está afirmando que se ele não saciar a sua fome e a sua sede espiritual, nada nesse mundo poderá fazê-lo feliz. Deus afirma que nós podemos buscar satisfação em outros lugares, mas afirma que iremos apenas gastar nossos recursos, nosso tempo, nossos esforços, e descobrirmos depois que as coisas que estamos buscando na tentativa de encontrar satisfação não sacia ninguém. (2)



5. Deus está dizendo pare de perder tempo! Pare de buscar satisfação onde ela não existe. Aceite o meu convite, e eu verdadeiramente satisfarei vocês.



6. Deus está dizendo venha jantar comigo. Venha investir seu tempo comigo. Venha me conhecer melhor! Venha ter comunhão comigo, porque ao me conhecer, e ao andar comigo você irá receber alimento espiritual.



7. Você é um crente triste e desanimado? Você é um crente fraco e desnutrido que cai diante do mais fraco sopro de tentação? Você não tem vigor espiritual? Você tem sucumbido diante das provações, e não tem forças para enfrentar as tentações? Sabe porque? Porque você não tem se alimentado direito. Você tem passado fome, e tem ficado espiritualmente anêmico.



8. Quando não jantamos com Deus, o nosso ser não é transformado, os nossos pecados acabam tomando conta de nosso ser, e acabamos sucumbindo diante das paixões que habitam em nosso ser.



9. Ai vem tristeza, vem fraqueza, vem desanimo, vem mau humor, vem incerteza, vem insatisfação, vêm pecados, vem miséria espiritual, tudo porque não estamos aceitando o convite de Deus e nos alimentado de sua mesa.



10. Deus afirma parem de buscar inutilmente satisfação fora de mim. Isso é perda de tempo e leva ao fracasso e esgotamento espiritual. Eu SOU a única fonte de satisfação que há no universo. Fora de mim não há satisfação.



11. Buscar a satisfação fora de Deus acarreta alguns perigos. Quando busco no mundo a satisfação interior, acabo encontrando ausência de paz e retidão. Quando não me alimento de Sua Mesa, começo a me sentir mal comigo mesmo. Fico irritadiço, incomodado, inquieto, irascivo, carrancudo, ansioso, angustiado, amargurado, desorientado, perdido.



12. Começo a fazer coisas que sei que não deveria fazer. Começo a não entender porque estou me desviando, porque estou praticando coisas que não deveria, mas não percebo que é fome espiritual por não jantar com Deus.



13. Se você está nessa situação, precisa ouvir e atender ao convite de Deus, e jantar com Ele. Precisa ter comunhão com Deus. Precisa investir tempo no relacionamento com Deus. Precisa buscar a Deus como sua única fonte de plena satisfação.



14. Jeremias 2.11-13 afirma: 11 Houve alguma nação que trocasse os seus deuses, ainda que não fossem deuses? Todavia o meu povo trocou a sua glória por aquilo que é de nenhum proveito. 12 Espantai-vos disto, ó céus, e horrorizai-vos! Ficai verdadeiramente desolados, diz o SENHOR. 13 Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas.



15. Quem não aceita o convite de Deus, abandona o manancial de águas vivas, e cava suas próprias cisternas, mas cisternas furadas que não retêm água.



16. Todo aquele que não se senta e se alimenta da mesa de Deus, vira as costas para Ele e começa a buscar por meio de seus próprios recursos a satisfação de seu coração. O campeão de busca é a imoralidade. Aventuras e casos atrás de casos em busca de satisfação, mas que no fim levam cada vez mais ao vazio interior e sede espiritual.



17. Outros acreditam a satisfação está no ter as coisas. Se eu tiver uma televisão de 72polegadas, eu seria feliz. Após compra-la, percebe que ainda falta algo, então diz: preciso comprar um home-theater para então poder ter um efeito especial. Após comprar percebe que ainda falta algo. E diz: preciso comprar umas luzes especiais para sala, para melhorar a qualidade de imagem. E percebe que ainda falta algo. Busca inútil!!!



18. Outros acreditam que sua felicidade encontra-se nas drogas, diversão, lazer, em roupas, comidas, carros, empregos, etc... e percebem mais tarde que suas buscas são todas inúteis. Ao invés de saciarem sua sede e fome, aumentam ainda mais elas cavando, cavando, cavando e nunca encontrando água viva para saciar a sede.



19. Enquanto isso Deus diz: Venham a mim e comam da minha mesa e eu satisfarei vocês. Deixem de ser tolos, buscando inutilmente satisfação em quem não possui. Venha, eu satisfarei você.



20. Certa vez uma criança viu uma bala dentro do pote, e colocou a mão e pegou a bala dentro. Quando foi tirar a mão, ela ficou entalada, não saía, e o menino queria liberdade se livrar daquele pote e não conseguindo chamou desesperadamente seu pai. Seu pai tentou tirar, e quando viu que não sairia, disse para o filho: solte a bala. Então ele soltou a bala e a mão saiu livremente. As vezes queremos fazer o mesmos. Queremos ser livres da sede e fome espiritual, mas não queremos largar os nossos pecados.



21. É impossível banquetear-se com Deus sem abrir mão do pecado. Talvez sua sede seja conseqüência do pecado que o impede de comer na presença de Deus.







2. Acertando uma aliança com Deus (3)







1. Aliança aqui não de casamento com um homem ou uma mulher. Tem gente que acha que quando se casar vai ser feliz. Não se iluda, se esse e seu pensamento, nem se case porque serão dois infelizes. Um buscando felicidade em outro alguém que não possui a capacidade de satisfazer ninguém.



2. Se você se casar com isso em mente, se satisfazer, logo logo perceberá que está buscando felicidade numa cisterna seca. Ninguém nasceu para ser fonte de felicidade, pois a única fonte inesgotável de felicidade é Deus.



3.A aliança que Deus deseja aqui, é nos moldes que Deus fez com Davi, que se encontra em IISamuel 7.8-16, uma aliança eterna, garantida por seu amor leal, unilateral (só Deus se obriga a guardá-la) e por fim é libertadora. Assim foi a aliança que Deus fez com Davi.



4. O texto afirma que se você quer ser feliz, deve fazer uma aliança com Deus ainda hoje. Não há possibilidades de alguém ser feliz longe de uma aliança com Deus. O homem só poderá ser feliz em aliança com o seu salvador.



5. A Bíblia afirma que os crentes pertencem a uma aliança com Deus, onde ela foi selada com o sangue de Jesus na cruz do calvário. Por isso, o homem sem Deus jamais pode ser feliz, embora ele empenhe todos os seus esforços em busca da felicidade, sem nunca encontrá-la.



6.Uma pergunta cabe aqui: O seu cristianismo é um cristianismo autêntico no sentido de ele representar uma aliança sua com Deus? Você de fato chegou-se diante de Deus e disse que desejava fazer um pacto com, viver em aliança com Ele? Você já disse que estava se entregando a Ele suplicando-lhe salvação? Você já assumiu um compromisso de fidelidade com esse Deus maravilhoso?



7. Não se engane, pois você jamais poderá ser feliz sem ter feito esse pacto, essa aliança com Deus. Tem pessoas que dizem que nasceram na igreja, e que porque seus pais são crentes fiéis acreditam que serão salvos também. Mas escute bem, Deus não tem netos! Se você deseja encontrar a verdadeira satisfação, você precisa fazer a sua aliança com Deus, você precisa se entregar a Cristo. Não é possível pegar carona na aliança de nossos pais.



8. Não importa se você foi apresentado na igreja, freqüentou a classe cordeirinho de Jesus, foi batizado, e até mesmo tem cargos na igreja. Se você não fez uma aliança com Deus, você ainda não é salvo, e não poderá desfrutar dessa satisfação que estamos falando.



9. Se na história daquilo que você chama de conversão nunca ouve uma aliança com Deus, se você apenas veio à igreja, e gostou dos hinos, e decidiu que iria freqüentar a igreja desde então, mas nunca assumiu uma aliança com Deus, isso não é conversão, é apenas uma mudança de hábito. Conversão genuína requer pacto com Deus.



10. Você já pensou seriamente sobre essa questão? Você já fez um pacto com Deus? Você já sentiu a verdadeira satisfação que só Deus pode conceder como resultado de uma genuína conversão? Se você não fez essa aliança com Deus não será feliz jamais. Poderá até mesmo morrer na igreja, ser sepultado aqui na igreja, mas jamais terá felicidade, muito menos salvação.



11. Quem faz essa aliança com Deus por meio da fé no sangue de Jesus, recebe perdão dos pecados, e a transformação de vida se inicia, trazendo satisfação.











3. Aquecendo o seu coração com as promessas de Deus. (5)







1. Depois de fazer essa aliança com Deus, devo aquecer meu coração diariamente com as promessas de Deus. Para ter satisfação é necessário crer nas promessas de Deus. As vezes os crentes são tão tristes porque se esquecem das promessas de Deus.



2. Quando nos lembramos das promessas de Deus, o nosso coração se aquece, fica alegra, entusiasmado, não há lugar para desanimo. Quando creio nas promessas de Deus o meu coração fica aquecido e não há lugar para frieza espiritual, o meu coração é aquecido por uma esperança viva que transcende tudo o que possamos imaginar.



3. Quando cremos numa promessa de Deus, o nosso coração é incendiado por uma expectativa maravilhosa de que um dia algo de bom irá acontecer em nossa vida, e isso nos enche de alegria. O vigor espiritual, a satisfação vem quando nos mantemos firmes sobres as promessas de Deus.



4. No verso 5, Deus está prometendo um reino para aqueles homens, o que deveria encher de alegria e esperança o coração daquela nação.



5. Quando nos lembramos das promessas de Deus, encontramos forças para continuar, nos animamos, nos sentimos motivados para prosseguir jornada.



6. As lembranças das promessas de Deus é o que nos faz vencer o cansaço, a humilhação, o desprezo. A lembrança das promessas de Deus é que nos fortalece para enfrentarmos aquelas situações que parecem sem solução. As lembranças das promessas de Deus nos fazem perseveram mesmo em circunstâncias adversas, onde tudo parece perdido.



7. As promessas que Deus tem para nós de um céu onde estaremos para sempre em sua presença, deveria suplantar todas as nossas dificuldades que enfrentamos nesse mundo. Tem crente que vive carregando marcas do passado, fazendo terapias, lamentando-se de abusos que sofreram na infância, e não se alegra com as grandiosas promessas que Deus tem para ele, que em breve se concretizará em sua vida. Vivem frustrados, amargurados, lamentando pelas faltas de oportunidade que tiveram, e vivem rastejando pela vida, carregando mágoas que ferem e destroem sua felicidade. Por que? Por que se esquecem das promessas de Deus.











III. APLICAÇÃO







1. Pare de gastar tempo e dinheiro com tentativas fúteis de provar satisfação na vida. Podemos comprar e ter o que queremos, mas não podemos fazer disso uma busca frenética por realização e felicidade.







2. Diga às pessoas que você conhece que a infelicidade é basicamente um problema espiritual. Todos os que se afastam de Deus são infelizes. Essa é “a dor do pecado!”







3. Fuja do pecado e da apostasia sabendo que não são simples problemas morais. Essas coisas são, acima de tudo, infidelidade a uma aliança que você fez com Deus quando recebeu o Salvador.







4. Se quiser provar alegria verdadeira, mantenha as promessas de Deus vivas em sua mente. Isso pode ser feito através da freqüência aos cultos, da leitura da Palavra e da oração de gratidão por aquilo que Deus prometeu.











IV. PROPOSIÇÃO:











“O homem só pode ser plenamente saciado com o bem quando corresponde aos convites amorosos de Deus.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário