quinta-feira, 1 de julho de 2010

O que é viver pela fé?

O que é viver pela fé? Uma simples pergunta, mas que se respondida e entendida de maneira errada, pode acarretar em grandes problemas.


Se pararmos e perguntarmos para um grande número de crentes o que eles entendem por fé, certamente a grande maioria responderá que fé é a certeza das coisas que não se vêem. Em Hb 11.1 lemos que "ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem". Seria então natural entendermos que pela fé podemos esperar e ter certeza daquilo que não podemos ver; sejam milagres, curas, pedidos ou qualquer outra coisa. Fé seria a plena certeza de que receberíamos tudo aquilo que ainda não podemos ver.



Agora, é mister notarmos que embora o texto diga-nos que fé é a certeza de coisas que se esperam e a convicção de fatos que se não vêem, ele não nos fala que coisas são essas, nem tão pouco quais são os fatos que não vemos. Por isso é importante atentarmos e analisarmos melhor essa questão.



O que é viver pela fé? Para respondermos essa pergunta é necessário que entendamos que nosso Deus é um Deus soberano e por ele ser soberano, não estamos livres para exercitarmos a fé que ele nos deu conforme nosso próprio beneplácito. A fé que ele nos deu serve para podermos confiar em seu poder capaz de nos livrar das mãos do inimigo e nos conduzir seguramente à vida eterna. A fé que recebemos não serve para barganharmos com Deus ou comprarmos o seu favor. Esta fé que nos foi concedida tem como propósito nos unir a Ele, caso contrário estaríamos destituídos da capacidade de usufruirmos de sua comunhão.



Viver pela fé é crer nas promessas que nos foram concedidas. É ter a total confiança de que "aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus." Fp 1.6. Viver pela fé é viver confiando naquilo que o Senhor já nos revelou. É compartilhar do mesmo sentimento que Paulo, quando disse que: "Estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor". Rm 8.38,39



O cristão que verdadeiramente vive pela fé, sabe que esta fé que ele tem não provém dele mesmo, "porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus" Ef 2.8. A bíblia deixa claro que não temos fé por nós mesmos. Não adianta clamarmos em alta voz para que o mundo inteiro tenha fé em Deus, sendo que eles só poderão ter a fé salvífica se Deus assim os conceder. O homem por si mesmo é incapaz de criar fé em Deus.



Estar aliançado em Deus é estar vivendo pela fé transformadora de vidas. O homem que vive pela fé sabe em quem está confiando e pode ter a certeza que será transformado. Não uma transformação de casa, carros, bênçãos e prosperidade se fim, mas a única e verdadeira transformação: a de seu ser! Ele não tem dúvidas de que o seu Senhor é soberano e está controlando a situação. Ele pode até titubear perante o aparente abandono de Deus, mas assim como Jó, ele também poderá dizer: "Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra." Jó 19.25



Viver pela fé é ler com expectativa e paixão as palavras do anjo que disse: "Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir." At 1.11



Vivamos pela fé!

Texto por:
Filipe Luiz C. Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário