segunda-feira, 5 de julho de 2010

VOCÊ É CABEÇA OU CAUDA?

“E o Senhor te porá por cabeça e não por cauda e só estarás em cima e não debaixo, quando obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e fazer”. (Deuteronômio 28:13)
“O Senhor te porá como cabeça e não por cauda”. Você crê nisso? Eu o creio! Creio que o Senhor nos elegeu, nos predestinou para sermos cabeça, para fazermos diferença, para sermos líderes nesta geração, somos a nação santa, o povo adquirido, fomos escolhidos segundo o beneplácito de Sua vontade para sermos sal e luz. Creio que tudo o que pedirmos em nome de Jesus, crendo, receberemos. Creio que Deus é abençoador, que Ele é capaz de fazer muito mais do que aquilo que peço ou penso, creio que sou mais que vencedor e creio que todas estas promessas foram feitas para você também.


No entanto, não podemos ignorar os ardis daquele que é inimigo de nossa alma. Quando tentou a Jesus no deserto ele usou a própria palavra de Deus para convencê-lo a pular do pináculo do templo, conforme Mateus 4:6 no qual Satanás cita o Salmo 91:11. Assim, o uso da Bíblia pode ser muitas vezes distorcido para que ao pensarmos que fazemos a vontade de Deus na realidade nos afastamos desta vontade e terminamos dando ouvidos a fábulas construídas no reino das trevas.


Isto tem sido uma cruel realidade em nossos dias, a palavra tem sido usada para um evangelho espúrio, falso que não é nem de longe aquilo que o Senhor quer. Como tentou fazer com Jesus no deserto, Satanás tem usado a própria palavra para enganar o povo de Deus e, o pior, ao contrário do que aconteceu com Jesus, ele tem obtido sucesso e desviado a muitos. As palavras da Bíblia de prosperidade, curas e bênçãos são transformadas em um outro evangelho espúrio e mentiroso que Paulo chama de Anátema em Gálatas 1:8.


Dia desses ouvi de uma pessoa a alegação de que Jesus tomou 39 chibatadas representando as 39 enfermidades que existem no mundo. Assim, segundo eles o crente não pode ficar doente, pois Jesus levou sobre si as nossas enfermidades, representadas nessas 39 chibatadas. Só que há dois grandes equívocos nesta doutrina de engano.







Primeiro. Apenas os Judeus determinavam que se dessem no máximo 39 chibatadas, mas Jesus foi chicoteado pelos romanos que não tinham tal costume, assim ele pode ter levado mais do que trinta e nove chibatadas, ou menos, a depender do gosto do algoz. Portanto, não há como afirmar quantas chibatadas sofreu Jesus.







Segundo. O zeloso Timóteo ficou tinha uma enfermidade constante, conforme I Timóteo 5:23, e quanto a isto Paulo receitou apenas que tomasse vinho, ao invés de exortar Timóteo a “tomar posse da benção” conforme a teologia que hoje engana a muitos.







É sobre isto que eu refletir junto com você: sobre o verdadeiro significado de ser cabeça e não cauda, sobre o que significa fazer diferença no mundo, o que é ser próspero perante o Senhor, sobre o que, afinal, significa estarmos sarados.







Infelizmente, a igreja do Senhor tem sido enganada pela mais sutil armadilha satânica, que articula o engano como verdade bíblica, tal engano faz com que nós nos esqueçamos do nosso chamado, nos esqueçamos do nosso compromisso com evangelho de Cristo e corramos atrás do evangelho maldito de Mamom. Estamos no meio de uma geração de crentes mimados, como nunca antes na história, crentes que não suportam o sofrimento e que muitas vezes se revoltam contra o próprio Deus. Filhos que exigem, determinam, como crianças malcriadas. Dizem-se servos, mas no fundo o que desejam é dar ordens a Deus, manipular a vontade daquele que deveria ser o Senhor e colocam na boca de Deus promessas que Ele nunca fez.







Não estou falando que devamos viver de derrota em derrota como se isto fosse vontade de Deus. Estou falando de algo muito mais profundo do que isso. Estou falando de compromisso, de compromisso com Deus. Estou falando da necessidade de vivermos um evangelho que realmente reflita a vontade de Deus, um evangelho que faça diferença, a diferença de sermos cristãos em um mundo que jaz no maligno. E a diferença da qual eu falo não está na quantidade de dinheiro que temos, ou no bom emprego, não está na cura de enfermidades, nem está na prosperidade material. O verdadeiro evangelho não é dinheiro, nem fama, nem saúde física, embora estas coisas podem ser-nos dadas unicamente segundo a vontade de Deus.







A marca de ser do verdadeiro cristão é mudança de vida. E infelizmente temos presenciado inúmeros que ao se converterem só mudam em uma coisa: o hábito de ir à igreja, de preferência aos cultos de libertação, de cura e o de prosperidade. Mas em suas vidas não há transformação, e a medida desta transformação não é se ele conseguiu um emprego, ou se tornou rico, ou conseguiu a cura do seu corpo. Deus é gracioso e faz a chuva cair sobre justos e injustos. Em Lucas 17:11-19 Jesus curou dez leprosos, mas nove dos que receberam a benção continuaram longe do Senhor. No evangelho de João no capítulo 6, Jesus alimenta uma multidão, e esta multidão o segue aonde ele vai. No entanto, quando foram chamados para um verdadeiro compromisso, muitos disseram que duro era o discurso e desde então muitos se afastaram.







Jesus abençoou dez leprosos, mas apenas um foi verdadeiramente salvo. Jesus abençoou materialmente uma multidão, mas poucos foram os que permaneceram fiéis. Ser verdadeiramente cristão, ter a vida transformada, não está na cura física, se assim o fosse, os dez leprosos se converteriam, nem está nas bênçãos materiais, senão a multidão permaneceria com ele. Transformação de vida não é bens materiais, não é cura física, não é emprego, nem carro, nem casa própria, pois são essas coisas que o mundo deseja e se ocupa.







E eu pergunto a você: qual a transformação de vida que está havendo em você desde que aceitou Jesus? Aquele que é nascido de novo, que anda no espírito tem em si o fruto do espírito e Jesus nos diz em Mateus 7:15-20 que pelos frutos conheceremos aqueles que são dele. E o fruto do crente é descrito em Gálatas 5:22 – paz, amor, alegria, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e domínio próprio. Você está produzindo em sua vida este fruto?







Ser cabeça e não cauda é ter a vida transformada em Cristo Jesus, é viver em arrependimento. E como arrependimento é uma palavra cada vez mais rara no evangelho dos dias atuais. Dia desses ouvi uma entrevista de uma celebridade evangélica que antes de se converter vivia nas drogas, na exploração de mulheres, no adultério, nas bebedeiras, na blasfêmia contra Deus e esta celebridade que se dizia evangélica teve a coragem de afirmar com todas as letras que não se arrependia de nada do que tinha feito.







Arrependimento é a necessidade que nós temos de reconhecer de que precisamos do perdão de Deus, e este só é possível quando permitimos que o Espírito Santo aja em nossas vidas. Se você neste momento se sente tocado pelo arrependimento, saiba que é Deus falando com você. Arrependimento significa mudança de mente, significa que eu pensava de um modo, mas agora penso de outro, que agora meus valores mudaram, que agora não desejo mais trair minha esposa, que não desejo mais andar com marginais, nem me entregar às bebidas, nem à droga, que desejo me afastar do mal. Mas arrependimento não é só deixar de beber, de fumar, parar de adulterar ou abandonar as drogas, arrependimento é mais do que isto. Significa andar em paz com seu irmão, perdoar aqueles que te ofendem, significa que não quero mais enganar a mim mesmo nem levar uma vida vazia, significa que desejo me reconciliar com Deus, ter comunhão com Ele e chamá-lo verdadeiramente de Pai. Não o Pai distante que tenho tido até aqui, mas o Pai que está próximo e com o qual tenho comunhão total e perfeita.







Que tipo de evangelho você está vivendo? Um evangelho de santidade exterior? De quem não bebe, não fuma, não se prostitui? O que verdadeiramente está guardado em seu coração é de Deus? De que adianta não beber, não fumar, não se drogar, não adulterar e viver guardando ressentimentos e mágoas em relação a seus filhos, a seu esposo, ou esposa, em relação aos seus amigos, e seus irmãos em Cristo? De que adianta uma santidade exterior que não é reflexo do amor ao próximo e a Deus?







Vivemos um evangelho em que falta coragem para transformar vidas, para sermos profetas e levantarmos a nossa voz para denunciarmos o pecado, para buscarmos arrependimento e sermos verdadeiramente cabeça e não cauda. Que evangelho você está vivendo? Que nova vida você está vivendo? Que Deus tenha misericórdia do seu povo que está sendo cativo por falta de conhecimento (Is 5:13). Como temos desconhecido a Palavra de Deus! Como temos esquecido da Palavra do Senhor para vivermos de palavra de homem, que não conduz ao arrependimento, que não leva pessoas a uma nova vida baseada no amor ao próximo.







Estamos buscando uma santidade interesseira: “eu me santifico e Deus me abençoa”. Meu irmão Deus é bom e Ele não é comerciante. A Sua graça Ele não negocia, ele a dá. A santificação só é santificação para Deus quando é feita por amor a Deus.







Precisamos mais e mais buscar apaixonadamente a este Jesus que morreu por nós quando ainda éramos pecadores. Precisamos de um evangelho que transforme, de um compromisso com o Cristo encarnado, crucificado e ressurreto. Sem este compromisso tudo é vão em nossa vida. De que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?







Você é valioso! Tão valioso que foi comprado a preço de sangue e sangue do próprio Deus. Você é especial e único e o Senhor te ama de tal maneira que nos deu do seu Espírito. E ele habita em você. Ser cabeça é andar nesta verdade, em novidade de vida.







Eu convido a você a ser cabeça! A viver a grandiosidade da fé a ter um encontro transformador com Cristo e se tornar mais que vencedor, não pelo padrão temporal deste mundo que passa, mas pelo padrão eterno de Deus que nunca se extingue. Te convido a uma nova vida em arrependimento de obras mortas, em reconciliação e perdão. Em amor a Deus e ao seu próximo.


Pr. Denilson Torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário