quinta-feira, 1 de julho de 2010

DOIS SEGREDOS: COMO VENCER? E O QUE LEVA AO FRACASSO?

SOMOS CAPACITADOS POR DEUS PARA VENCER EM TODAS AS ÁREAS DA VIDA.

Texto Básico: Salmo 1:1 a 3 “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.”







O assunto de que trataremos neste Recado será de vital importância para o filho de Deus. Aprenderemos sobre segredos de vida, ferramentas para o sucesso, para a mudança de rumo e de comportamento. Definiremos o que realmente queremos da vida e o que queremos ser, e de qual grupo queremos fazer parte: dos que trilham o cominho da vitória, ou dos que são meras vítimas do fracasso.



Aprendemos que prosperidade e vida vitoriosa não são chances, são escolhas, decisões.



Você irá definir o que você quer ser, o que quer da sua vida, qual é o caminho que você quer trilhar: Ser vítima ou vitorioso? O caminho da vitória ou ser uma mera vítima do fracasso?





Eu sei que você tem a mente de Cristo, a sabedoria dos céus, a sabedoria predestinada. Você não está tentando encontrar atalhos para viver uma aventura, uma experiência emocional.



Há lugares aos quais você vai que é uma aventura ou uma experiência emocional. Eu vou ao culto, tenho uma experiência emocional, saio chorando muito, mas nada daquilo afeta a minha vida. Ela continua da mesma forma. Você não está seguindo homens ou superstições. Estamos aprendendo com Deus a sermos vencedores de fato e de verdade. Irmão, eu digo: “vencedores de fato”. Muitas pessoas andam com a Bíblia debaixo do braço, dizem que conhecem Deus, batem palmas para o Senhor, mas, de fato, não são vitoriosas. Eu lhes digo que o cristão derrotado é um mau testemunho.



Deus não nos criou para termos uma vida defeituosa, negativa, para andarmos capengando.



Leia Romanos 8:37 “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.”



Diz 2 Coríntios 2:14 “Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento.” Deus nos criou para termos uma vida vitoriosa.



A atuação de Deus é sempre positiva. Nosso Deus não é o Deus de doenças, misérias, derrotas, fracassos.



Diz Tiago 1:17 “Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.”



A Aliança mudou, mas Deus não mudou. O Pacto mudou! Mas Deus disse a Malaquias que não muda. Veja Malaquias 3:6 “Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.” Ele é o Autor de toda boa dádiva e de todo dom perfeito.



Esses são segredos de vida, ferramentas para o sucesso que você está aprendo no decorrer desta leitura. Eu não tenho dúvida de que você quer realmente, vencer, prosperar, triunfar, ser feliz, ter bom êxito, realizar os seus sonhos. Eu não tenho dúvida porque disse no início que você tem a mente de Cristo. O seu coração não é apenas um coração de carne, mas é um coração circuncidado pela Palavra. O Senhor imprimiu as Suas leis no seu coração. A sua mente não é carnal, humana; você tem a mente de Cristo. Você tem um espírito de conquistador, um coração de campeão. Eu não tenho dúvidas de que você quer vencer realmente.



Muitas vezes, olhamos para a Bíblia e perguntamos a nós mesmos: “Será que a realidade bíblica poderá ser vivida por mim?”



Quantas vezes olhamos a Bíblia, lemos os versículos, acompanhamos as histórias, os fatos bíblicos e ficamos muito entusiasmados, mas, às vezes, vêm estes pensamentos: “Mas será que eu poderei viver essa realidade bíblica? Será que as promessas tão preciosas podem ser vivenciadas na prática do dia a dia?”



Não queremos ser vencedores apenas porque a Bíblia diz. Mas queremos que isso seja de fato, no meu, no seu, no nosso dia a dia, para que possamos vivenciar as promessas de Deus. Eu lhe assevero que, se você tinha esses pensamentos, essas perguntas, esses questionamentos, quero lhe dizer que sim! É verdade! Você pode desfrutar de uma vida vitoriosa! Você pode! Você pode comemorar, amado. Isso não é utopia, romantismo, um livro de histórias. É a Palavra de Deus. Leia 2 Pedro 1:3.



Quando Deus criou o universo, todas as coisas, a Bíblia diz que tudo o que Deus fez era bom! Diz a Palavra que todas essas coisas boas já nos foram doadas. Tudo nos foi doado por Deus e essa doação foi formalizada pela Palavra. 2 Pedro 1:4 “pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo,”.



O mundo é cheio de paixões, corrupção, mentira, ilusão, falsidade, mas pelo divino poder Deus já lhe deu a mente, o coração, a alma e o espírito de vencedor. 2 Timóteo 1:7 “Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.”



Agora, chegamos a um ponto importante para o estudo de hoje. Estamos aprendendo como vencer e o que leva ao fracasso. Se não houver compromisso com Deus e com a verdade, se um altar não está comprometido com Deus e com a verdade, então, tem que estourar por algum lado.



Bem, nós vemos um povo sofrido, pisado, levando cajadadas, iludido, manipulado, desnorteado. Não há um norte, uma direção, não há profecia e, por isso, o povo se corrompe e isso leva ao fracasso, sim. Se existe uma coisa que leva o cristão ao fracasso é isto: Ministérios que não têm compromisso com Deus e com a verdade. Veja Mateus 24:24 “porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos.”



Há sistemas enfermos, líderes evangélicos sem nenhum preparo, sem nenhum testemunho de vida. Tudo aquilo que nós fazemos na Igreja é debaixo de oração, compromisso, de temor e de tremor. Não há carnalidade. Há compromisso com Deus.



Você vê Pastores ligados ao sincretismo, a seitas, à política, a grupos escuros e escusos, e muitos dão ouvidos, seguem e entregam suas almas ao cuidado desses homens. Às vezes, entregam também o dízimo. Eu não teria coragem de entregar o meu dízimo para quem eu não sei nada a respeito da sua vida, não sei se há testemunho, se há frutos, se há Ministério. Eu jamais faria isso.



Aqueles que estão diante de uma Igreja são modelo para o rebanho e eles cuidam da alma das pessoas. Eu não entregaria os cuidados da minha alma a qualquer um, a um fracassado, a um Ministério fracassado. Por isso diz em Hebreus 13:17 “Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros.”



Quando você entrega o cuidado da sua alma, da sua vida, da sua família a quem não tem compromisso com Deus e com a verdade, isso leva ao fracasso.



Não somos donos da verdade, mas conhecemos a Verdade. João 8:32 “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”



Não lemos a Bíblia com a lógica ou com a razão, nós a compreendemos pelo Espírito. Não é por força nem por poder. É pelo Espírito e nós vivemos por fé. Efésios 1:18 e 19 “iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder;”.



A grandeza do poder de Deus transformou você em tudo o que Cristo queria que você fosse. Você tem noção disso? A grandeza do poder de Deus, a soberania, a presciência, o poder do Altíssimo transformou você em tudo o que Cristo queria que você fosse. Não houve intervenção humana, não foram as águas de um batistério, o seu jejum de quinze dias, o mau trato com o corpo, mas a grandeza do poder de Deus. Foi o sacrifício de Cristo na Cruz, o amor incondicional, a Sua Graça que nos foi dada, e mediante Ela somos salvos. Mediante a fé temos paz com Deus, por meio de Jesus Cristo. O Pacto da Graça já foi consumado nas nossas vidas. Pelo pleno conhecimento da sã doutrina você passa a crer que não foi chamado para ficar às voltas no deserto, na monotonia de vida. Todas as coisas já nos foram doadas. O que Deus já nos deu é para sempre. Veja Romanos 11:29 “porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis.” Ou seja, Ele já nos deu a semente divina, a salvação, a unção, o perdão, a remissão, a bênção, a cura, a prosperidade, a paz, a alegria, o Espírito Santo, a sua posição em Cristo, as promessas, a vitória, a vida eterna, o dom da fé e isso é para sempre. Ele já lhe deu tudo isso, e tudo o que Ele deu, é irrevogável.



Deus lhe transformou em tudo aquilo que Cristo queria que você fosse. Portanto, o nosso Deus não é déspota, não é o deus do chicote. Deus não é o Deus que está sempre pronto para punir, insatisfeito com o seu povo, que quer sacrifícios, ralação. Aceitar isso e dar lugar ao fracasso na vida do cristão.



Quantas ovelhas pelas quais Jesus morreu vivem dentro da Igreja escravizadas. Quantas ovelhas apavoradas, amedrontadas, com joelhos calejados. Dizem que a rótula do joelho tem que sangrar, tem que sair pus, necrosar, fazer fratura exposta, senão a salvação não chega e Deus não se alegra. Não, não, não! O nosso Deus não é um deus déspota. Ele não quer joelhos calejados, olheiras fundas. Deus não quer que ninguém vá para vigílias. Os sacrifícios são sempre poucos, insuficientes. É só acusação, apontando o dedo, jugo, fardo nas costas, cruz pesada. E muitos chegam à Igreja já pisados e execrados pelo mundo, querendo receber amor, apoio, consolo, alento, carinho, ombro amigo, bálsamo, mas acabam recebendo, desculpe a expressão, bofetadas. E as pessoas vivem com sentimentos de culpa, só vivem culpadas.



Não busque atalhos. Para vencer na vida só existe um caminho. Há segredos, há chaves para o sucesso. E, se você está lendo este Recado e fracassou, esqueça o seu fracasso! Levante-se! Reaja! Siga os conselhos bíblicos!



Talvez, alguém me pergunte: “Pastor, o que tem levado muitos cristãos, a sociedade, as famílias, o povo brasileiro, à derrota, ao fracasso? Fale mais!”



Olhe, quando eu falo disso já sinto arrepios. O motivo é quando a pessoa começa a dizer que todos os caminhos levam a Deus. Você já ouviu isso? Isso é sentença de fracasso na vida da pessoa.



Todos os caminhos levam a Deus?! Vamos em João 14:6 “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” Não são todos os caminhos. Vamos dizer ao Brasil e ao mundo que não são todos os caminhos que levam a Deus. Jesus disse que Ele é o caminho.



Só existe um caminho, uma verdade, uma vida, um redentor, um Deus nesta Terra, e o Seu nome é Jesus!



Muitas pessoas se programam segundo o que diz o zodíaco, os signos, os astros, procuram curandeiras, benzedeiras, cartomantes, quiromantes. O ser humano sente medo do futuro. Muitas pessoas estão desnorteados, não têm um norte. Veja o que diz Jeremias 31:17 “Há esperança para o teu futuro, diz o SENHOR, porque teus filhos voltarão para os seus territórios.” Leia Provérbios 23:18.



Há pessoas que dizem que viram gnomo, mas não viram nada! Há pessoas que acreditam, fazem músicas, colocam na estante uma coleção de gnomos, pirâmides, ídolos, imagens.



Mais de setenta por cento do povo brasileiro são idólatras. E as pessoas estão comemorando dia disso, dia daquilo e querem receber aquela água no rosto para pedir a São isso, São aquilo. Nós cremos no Santo dos santos, Naquele que venceu a morte, Naquele que deixou o túmulo vazio, que levou sobre si as nossas dores, o nosso castigo, a doença, a nossa derrota! Ele disse que tudo está consumado! É nesse Deus que nós cremos.



Há pessoas que seguem rituais satânicos. Há estados no Brasil dominados pelo satanismo. Quanta cegueira não é, amado? Quantos fracassos! Os resultados são públicos e notórios. Pessoas neuróticas, psicóticas, drogadas, homicidas, suicidas.



Como eu já havia dito antes, jovens que fazem do seu corpo um laboratório. Um dia bebem Smirnoff Ice, outro dia cheiram, depois é LSD, depois comprimidos, extasy, alucinógenos. Há jovens que fumam, injetam drogas. Pais que estão lendo este Recado choram pelos seus filhos. Cada vez que eles saem de madrugada, ficam preocupados porque os filhos não voltam e não ouvem o barulho da porta bater. Os pais não conseguem dormir. Jovens estão destruindo a vida, perdendo tempo, gastando energia, destruindo neurônios, destruindo o seu próprio corpo. Leia 1 Coríntios 6:18 e 19.



Tudo isso é o quê? É a falta de Jesus, dos valores espirituais e cristãos, dos valores bíblicos. É por isso que toda hora levanta-se alguma coisa para tentar confundir e contrariar a Bíblia. Quanta imoralidade exacerbada! Os meios de comunicação têm sido usados como instrumentos de Satanás. Aí vem uma sociedade insegura, o medo, a intimidação, a ansiedade, a depressão. E vidas estão em cima de areia movediça.



Então, se situações e experiências lhe fizeram sofrer, e lhe empurraram para baixo, agora é a sua vez de se tornar para sempre um vencedor! Você não está mais com um pé no inferno, porque Cristo já transportou você do império das trevas para o Reino do Filho do Seu amor! Ele já lhe chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz!



Agora, nós somos da luz e o sol da justiça brilha em nós. Então, irmão, não se imagine como derrotado, pequenino, verme de Jacó, incapaz, fraco. Deus já pôs você por cabeça na Terra e não por cauda.



Se a Bíblia diz que você é vencedor, então se recuse a aceitar a derrota. Confie na vitória. Confesse-a com fé. Você tem vida em abundância! É seu direito ser brilhante! Veja Isaías 60:20 “Nunca mais se porá o teu sol, nem a tua lua minguará, porque o SENHOR será a tua luz perpétua, e os dias do teu luto findarão.”



Agora, como vencer e impedir o fracasso?



Número um: Conhecer a Palavra, crer, confessar e confiar na Graça de Deus e nas promessas do Senhor.



Número dois: Ame a sua família e proteja-a com oração incessante. Ame sua esposa, seu marido, proteja os seus filhos, o seu casamento com oração.



Terceiro lugar: Tenha atitude, determinação e perseverança.



Quarto lugar: Esqueça o seu passado e não repita os mesmos erros. Leia 2 Coríntios 5:17 “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.”



Quinto lugar: Coloque o seu coração, a sua vida e a sua fidelidade no altar da Igreja.



Sexto lugar: Não ande com más amizades. Veja 1 Coríntios 15:33 “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.” As más conversações levam ao fracasso.



Sétimo lugar: Não se afaste da Igreja, da sua comunhão com os santos. Não se contente em ser um crente semestral. Isso não é vida espiritual, não é cristianismo, não é ser cristão.



Oitavo lugar: Seja um fiel dizimista e ofertante. Falhas nessa área levam ao fracasso na vida financeira. Provérbios 3:9 e 10 “Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.”



Nono lugar: Você que é um homem de negócios, um empresário, um empreendedor, não faça sociedade com incrédulos. Não confie cem por cento no homem. O mundo jaz no maligno.



Décimo lugar: Faça parte da oração congregacional.



Décimo primeiro lugar: Não tenha medo de mudanças. 2006 é um ano de mudanças. Coisas mudarão radicalmente na sua vida. Não se assuste.



Décimo segundo e último lugar: Não tema! O medroso fracassa. Não tema absolutamente, nada. Essa é a verdade. Não tenha medo de nada nesta vida. Não tema absolutamente nada.



Eu termino com a Palavra Profética da virada do ano. Em Jó 5:19 “De seis angústias te livrará, e na sétima o mal te não tocará.”



O mal não pode lhe tocar. Passamos por provações, mas o mal não nos toca. Esquece o olho grande, amado. Você tem olhos iluminados. Se fizeram um trabalho de macumba, problema deles! A maior obra foi a da Cruz do Calvário. Ele despojou principados e potestades, colocou debaixo dos nossos pés, destruiu aquele que tinha o poder da morte, a saber o diabo. O mal não tocará você. Haverá paz ao seu redor. O que sai dos meus lábios é profecia! Veja Jó 5:24 a 27 “Saberás que a paz é a tua tenda, percorrerás as tuas possessões, e nada te faltará. Saberás também que se multiplicará a tua descendência, e a tua posteridade, como a erva da terra. Em robusta velhice entrarás para a sepultura, como se recolhe o feixe de trigo a seu tempo. Eis que isto já o havemos inquirido, e assim é; ouve-o e medita nisso para teu bem.”



Esses são os segredos de vida, ferramentas para o sucesso. Você sabe como vencer, o que leva ao fracasso e como impedi-lo. Deus quer sempre o seu bem porque você é vencedor.







ASSIM SEJA, ASSIM DISSE O SENHOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário