quinta-feira, 1 de julho de 2010

A SALVAÇÃO É INDIVIDUAL!!!

COMO SOMOS SALVOS ?
A salvação se dá exclusivamente no ato em que entendemos e então cremos verdadeiramente na obra redentora que Jesus Cristo realizou na Cruz, e então O recebemos como Salvador e Senhor de nossas vidas.



A salvação é somente pela fé, mesmo porque não existe nada que o homem faça que possa salvá-lo, a não ser crêr que Jesus Cristo proporciona esta salvação por intermédio de seu sacrifício na cruz.



"E em nenhum outro a salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos." Atos 4:12



"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16



"Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;" João 1:12



"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;" Efésios 2:8-9



As boas obras não podem salvar ninguém, porém são conseqüência direta e inevitável da fé, sendo impossível alguém crêr e não ter boas obras. Assim, as obras e a fé estão ligadas uma a outra intrinsecamente. Sobre este aspecto podemos ler e entender o texto de Tiago 2:14-20 que fala claramente a respeito da salvação exclusivamente pela fé.



"Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?

E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento cotidiano,

E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?

Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.

Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.

Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem.

Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?." Tiago 2:14-20







O BATISMO OU QUALQUER OUTRO RITUAL PODE NOS SALVAR ?



"Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo." Atos 2:38



No texto quando aparece: "...para remissão dos vossos pecados...", poderia ser traduzido do original como: "...por causa da remissão...", sendo o batismo a exteriorização de um fato interior. O batismo por si só não provoca arrependimento ou salvação.



"E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo." Mateus 3:11.



Precisamos interpretar um versículo sempre de acordo com o contexto do resto da Palavra de Deus, que neste caso nos ensina enfaticamente que um ritual não pode nos salvar ou que na falta dele impeça alguém de ser salvo. Se rituais bastassem, as Leis de Deus dadas a Moisés seriam suficientes para religar o homem a Deus.







A SALVAÇÃO É INDIVIDUAL



Deus não salva por arremate. Ele nos trata individualmente. Em todo o Novo Testamento o evangelho é pregado a indivíduos. É necessário que cada um creia para ser salvo. Ninguém pode crer e ser salvo por outro. Um texto que costuma causar confusão é:



"Responderam-lhe: crê no Senhor Jesus, e serás salvo, tu e tua casa." Atos 16:31



Basta pensar um pouco na interpretação do texto e no contexto de toda a Bíblia e você irá entender. Veja no texto acima: Quem será salvo ? Tu e tua casa.



Qual a condição para que tu e tua casa sejam salvos ? Crer no Senhor Jesus. Cada membro da família precisa crer para ser salvo. O Novo Testamento se refere a salvação como um ato individual, assim como a confissão de pecados e seu perdão.



"Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." I João 1:8-9



"Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.



E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. I João 2:1-2







BASICAMENTE QUAL É A OBRA DA CRUZ



A Bíblia nos ensina que Jesus Cristo veio nos livrar de toda prisão imposta como conseqüência do pecado e obediência ao diabo, ou seja, nossos inimigos que antes nos dominavam não nos dominam mais, porém continuam nossos inimigos. São eles:



1- O diabo - rebelde contra Deus, pretende destruir a criação de D'Ele e a obra redentora de Cristo em nossas vidas.



"O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância." João 10:10



2- O mundo - as pessoas que ainda não entregaram sua vida a Jesus Cristo e o modo de vida que praticam.



"Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência,entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais." Efésios 2:1-3



3- A carne – a Bíblia chama de "carne" a nossa natureza pecaminosa que carregamos em decorrência do pecado de Adão. Esta natureza não deixa de existir quando aceitamos Jesus, mas deixa de exercer domínio. Leia os versículos:



" Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia,a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos,as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus." Gálatas 5:19-21



"Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde?

De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?

Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?

De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.

Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição;

Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.

Porque aquele que está morto está justificado do pecado.

Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos;

Sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre ele.

Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.

Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor.

Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências;

Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.

Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. Romanos 6: 3-14



Observe, que vemos relativamente poucas instruções sobre como combater o diabo e o mundo, mas muitos textos dedicados a nossa conduta moral, ética e espiritual. O nosso grande inimigo somos nós mesmos. Sentimentos que estão guardados dentro de nós e que não admitimos, mas que fazem parte de nossa natureza: ganância, rebeldia, mentira, promiscuidade, hipocrisia, etc. Sim, somos nosso grande inimigo. Normalmente quando ouvimos alguém dizer: "Acabei fazendo isso ou aquilo de ruim por causa do diabo ou por causa da pressão da sociedade...", não passa de uma fuga para não admitir que o erro foi de sua inteira responsabilidade.



Jesus veio oferecer algo novo, a saber, a própria vida de Deus, não uma vida espiritual decorrente da antiga, mas uma vida abundante.



"O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância." João 10:10



No livro de Isaías vemos o que aconteceria quando o Messias (Jesus) cumprisse Sua obra. A respeito disso, Jesus disse no evangelho de João: "Está consumado". Isso também é visto de forma alegórica, no evangelho de Marcos, quando o véu do Templo é rasgado, mostrando que por causa da Obra da Cruz não haveria mais separação entre o homem e Deus, bastando ao homem crer de todo coração em Jesus Cristo.



"O ESPÍRITO do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; a apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; Isaias 61:1-2



"E Jesus, dando um grande brado, expirou. E o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo. E o centurião, que estava defronte dele, vendo que assim clamando expirara, disse: Verdadeiramente este homem era o Filho de Deus." Marcos 15:37-38



"E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito". João 19:30



Em outras palavras tudo o que precisava ser feito para que o homem fosse salvo e tivesse uma vida plena foi feito quando Jesus morreu na Cruz



"Para que todo aquele que n'Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:5-14



Precisamos crer e aceitar a obra completa de Jesus Cristo na Cruz !


Autor: Adriano Silva - e-mail: adriano@ebible.8m.com

23 comentários:

  1. Que pagina maravilhosa!! Deus abencoe o criador desta.

    ResponderExcluir
  2. Desejo saber certinho qual livro da Biblia em que está escrito que pai nao salva filho e filho nao salva pai?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem salva é Jesus.
      E em nenhum outro a salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos." Atos 4:12



      "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16



      "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;" João 1:12

      Excluir
    2. Quem salva é Jesus.
      E em nenhum outro a salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos." Atos 4:12



      "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16



      "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;" João 1:12

      Excluir
  3. No tocante ao assunto, gosto muito da referência do profeta Ezequiel:
    Ezequiel 18: 2. Que quereis vós dizer, citando na terra de Israel este provérbio: Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos se embotaram? 3. Vivo eu, diz o Senhor Deus, não se vos permite mais usar deste provérbio em Israel. 4. Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá. - Bíblia JFA Offline

    ResponderExcluir
  4. muito bem esplicado e esplicado com a palavra de DEUS.

    ResponderExcluir
  5. muito bem esplicado e esplicado com a palavra de DEUS.

    ResponderExcluir
  6. Não lê em nenhum versículo na bíblia dizendo que a salvação é individual?
    Pode ser mais claro.

    ResponderExcluir
  7. Deus seja contigo meu amado! Estou muito feliz em poder contar com a sua ajuda para poder tirar a minhas dúvidas referentes o assunto sobre esse tema da salvação e individual muito obrigado em ter me esclarecido sobre este assunto! Que o senhor te abençoe e te guarde continuamente; despeço-me com a paz; Roberto Souza

    ResponderExcluir
  8. Parabéns se a salvação fosse individual jesus não buscaria uma igreja .uma noiva a igreja eo corpo de Cristo.

    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O corpo hunano é completamente dividido em membros(temos mãos, pés, olhos,etc...) o cérebro que comanda tudo.
      Dá mesma forma, Cristo é o cabeça da igreja, somos membros, porém indivíduos, ligados a Ele. O arrebatamento será da noiva, corpo sim, composto de membros, ou seja pessoas, seres individuais.

      Excluir
  9. A salvação não é individual.
    Não é individual porque não é um fim em si mesmo, a finalidade de sermos salvos é levarmos a salvação a outros que ainda estão perdidos, ninguém consegue salvar-se a si próprio, antes necessita da graça de Cristo, ser salvo não significa qualquer mérito pessoal. Significa sim, graça de Cristo, que move céus, terra e corações a fim de nos alcançar.


    Mas a perdição sim. E, aqui entra a questão do livre arbítrio porque a vontade de Deus é salvar a todos.
    Não precisamos de ninguém para nos perder; na maioria das vezes nos perdemos exatamente por não ter ninguém ao lado. Não foi a toa que Deus disse: “Não é bom que o homem viva só” Verdade eu sei isto é sobre casamento, mas afinal somos ou não "somos" a noiva de Cristo; não por acaso Jesus enviou seus discípulos de dois em dois.


    JESUS DISSE: "Aquele que não está comigo está contra mim; e aquele que comigo não ajunta espalha.”
    Mateus 12:30

    ResponderExcluir
  10. Parabéns meu irmão, bem explicado só não entendeu quem não quis graça e paz da parte de Deus pai e do senhor Jesus Cristo nosso senhor e salvador amém.

    ResponderExcluir
  11. Onde está a passagem em que filho não salva pai e pai não salva filho... ?

    ResponderExcluir
  12. É vdd q transexual não tem salvação? Sou mãe de um q partiu desse mundo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz de Cristo,se ele cria em Cristo e se arrependeu há salvação sim contudo o julgamento dele só pode ser dado por Deus só o senhor pode julga-lo.sinto pelo sua perda fica na paz de Deus que está em Cristo

      Excluir
  13. Sin a salvaçao Senhor ha deu de graça sos que crê e for batizado para renacer ser una nova pessoa ide viva o evangelho.Biblia e a obdeça

    ResponderExcluir
  14. Realmente não tem versículo bíblico para a salvação individual devemos ficar com a bíblia. paz de Cristo Jesus esteja com todos

    ResponderExcluir
  15. Mateus 12.30 Jesus qnd ensinava ele já sabia que muitos não acreditavam nele e o negavam. Foi referente a isso que JESUS disse essa parábola

    ResponderExcluir
  16. E muito bom ler a palavra de Deus no qual si inspiramos por ele

    ResponderExcluir