quinta-feira, 15 de julho de 2010

VINDE A MIM E EU VOS ALIVIAREI


"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas". (Mt. 11.28,29)




Tiago nos faz uma pergunta deveras interessante: “De onde veem as guerras e conflitos entre vós? Porventura não veem disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? Cobiçais e nada tendes; sois invejosos, e cobiçosos, e não podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedís. Pedís, e não recebeis, porque pedís mal, para o gastardes em vossos deleites”, (Tg. 4.1-3).



A pergunta de Tiago apresenta um contraste com a proposta do Senhor Jesus. Jesus faz um convite e uma promessa: “Vinde a mim.... eu vos aliviarei... e encontrareis descanso para as vossas almas.” Por outro lado Tiago identifica a raiz dos problemas, discussões, das guerras internas e externas quando diz que os conflitos e as guerras procedem “dos vossos deleites, que os vossos membros guerreiam... Pedís e não recebeis porque pedís mal, para o gastardes em vossos deleites.”



O objetivo deste texto é ajudar a identificar a fonte de todo o stresse, abatimento, fadiga e os mais variados problemas causados pelas “janelas da alma” que contaminam todo o curso da vida do ser humano com a finalidade de destruí-lo completamente.



O Senhor Jesus hoje te chama para assentar no Seu divã, confiar nEle e receber a cura para a sua alma. O médico cuida do corpo, o psicólogo cuida da alma (sentimentos) e Jesus, O médico dos médicos, cuida tanto do corpo, alimenta o espírito e dá a cura para a alma.



O Senhor Jesus te convida a descansar em Seus braços, a vir a Ele, receber o Seu diagnóstico e a terapia divina em vossas almas.





Veja como se inicia o tratamento com o Dr. Jesus:



1. Tomar o Jugo de Jesus – “tomai sobre vós o meu jugo...”



Significa andar com Jesus diariamente, significa estar ligado, conectado em Jesus, anular a sua vontade e viver debaixo do seu senhorio, estar ligado ao Senhor Jesus assim como o galho de árvore está ligado ao tronco. (Jo. 15.1-5).



2. Aprender de Jesus – “...e aprendei de mim...”



A primeira escola da vida é o nosso lar, onde aprendemos com os nossos pais (coisas boas ou ruins), depois aprendemos por meio do ensino escolar. Em terceiro lugar aprendemos com o mundo, no dia a dia que vivemos na sociedade, todas as etapas de ensino mencionadas são importantes para nós, no entanto o verdadeiro ensino de nível superior onde devemos ser aprovados de fato é aos pés do Senhor Jesus.



Aprendemos com Jesus sobre: Obediência, servir, humildade, simplicidade, honestidade, preceitos e princípios, sobre compaixão, amor a Deus, amor ao próximo, vida familiar, devocional, disciplina, relacionamento, perdão, e muitas outras coisas que lemos na Bíblia, (Jo. 5.39).



Há pessoas que aprendem somente na dureza, através das muitas dificuldades e outros, como o filho pródigo que aprendeu até com os porcos. Porém Jesus disse para quem quer ter uma alma refrigerada: “Aprendei de mim!”



3. Ser Manso (de alma) – “...que sou manso...”



Mansidão significa brandura de gênio ou índole, sossegado, ser manso é ser tratado, sossegado, tranquilo, ser manso é algo que se aprende por meio de abnegação e entrega total do "ego" ao Senhor Jesus. Ser manso é estar disposto a obedecer e andar por meio dos princípios divinos, ser manso é receber a orientação de Deus e executá-la.



4. Ser Humilde (de coração) – “... e humilde de coração;”



Uma das grandes virtudes de uma pessoa chama-se humildade. Uma pessoa humilde sempre será honrada, pois Salomão disse que “Diante da honra, vai a humildade.” a honra é a chave para todo o tipo de promoção.



Uma marca que deve existir em todo o líder é a humildade. Jesus nos deu o exemplo supremo. Ele nasceu de uma mulher humilde (camponesa), nasceu em um país humilde, num humilde lugar e viveu uma vida de humildade. Humildade é a qualidade de humilde e ser humilde é ser simples, modesto, respeitador, acatador, submisso.



Ser humilde é reconhecer nossa condição e posição diante de situações e pessoas que estão acima de nós e a quem devemos respeitar e submeter. É honrar princípios e não quebrá-los.



Diagnóstico Final do Dr. Jesus



5. Descansar a Alma – “... e encontrareis descanso para as vossas almas.”



Alma está relacionada com nossos sentimentos e com as nossas emoções, descansar a alma é ficar livre de todo desgosto, peso exorbitante, esgotamento, fadiga.



Descansar é ter as emoções trabalhadas, tratadas e curadas. Daví disse: “Por que estás abatida óh minh’alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei na sua presença”, (Sl. 42.5); e: “Bendize óh minh’alma ao Senhor e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome”, (Sl. 103.1).



Por melhor que seja um psicanalista, somente Jesus tem a solução para a cura da nossa alma a fim de fazê-la descansar pelo poder do Espírito Santo. Quando andarmos com Jesus, Ele nos ensinará a sermos mansos e humildes de coração, para encontrarmos descanso (refrigério) para as nossas almas. Ele disse que o seu jugo é suave e seu fardo é leve, (Mt. 11.30).



CONCLUSÃO



O Senhor Jesus hoje faz um convite para todos aqueles que estão cansados e oprimidos: “Vinde a mim e eu vos aliviarei...” Desta forma você poderá experimentar uma paz que excede todo o entendimento humano e que lhe fará além de descansar, ser uma pessoa de alma tranqüila. Portanto, Entregue o seu caminho ao Senhor, confia nEle e tudo Ele fará.

Um comentário:

  1. Amigo, bom ler palavras de fé. Sempre preciso delas. Aproveito para lhe desejar um otimo 2011.

    *˛°.˛*.˛°˛.*★* FELIZ Ano Novooooooooooooo *★* 。*˛.
    ˛°_██_*.。*./ ♥ \ .˛* .˛。.˛.*.★* 2011 *★ 。*
    ˛. (´• ̮•)*.。*/♫.♫\*˛.* ˛_Π_____.Beijo...♥ ˛* ˛*
    ..°( . • . ) ˛°./• '♫ ' •\.˛*./______/~\*. ˛*.。˛* ˛. *。
    *(...'•'.. ) *˛╬╬╬╬╬˛°.|田田 |門|╬╬╬╬╬...*˚ .˛

    ResponderExcluir