terça-feira, 15 de junho de 2010

BÊNÇÃO E MALDIÇÃO

“...de uma só boca procede benção e maldição.” Tg 3.10



O mundo espiritual é uma realidade onde encontra-se os seres espirituais, não podemos vê-los mas sentimos sua influência direta na vida. Muitos cristãos ainda não despertaram para este fato e vivem cegos, recebendo em si as conseqüências de sua incredulidade.

Abençoar e amaldiçoar é uma autoridade dada aos homens por Deus desde a antiguidade e vemos na Palavra a sua seriedade. As recomendações feita pelo Senhor são inúmeras quanto ao falar, pois, as palavras podem dar vida ou morte.

Mateus 12.36,37

“Digo-vos que toda palavra frívola ( fútil, leviana, volúvel, vã) que proferirem os homens , dela darão conta no dia do juízo. Porque pelas tuas palavras serás justificado, e pela tuas palavras serás condenado.”



Tiago 3.10

“... De uma só boca procede benção e maldição.”



Marcos 11.23

“ Se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar... Assim será...”



Marcos 11.14,21

“...Nunca jamais coma fruto de ti... A figueira que amaldiçoaste, secou.”



A palavra e dotada de poder para abençoar e amaldiçoar.



AMALDIÇOANDO A SI PRÓPRIO ( Sl 109.17)

Geralmente se vê esta questão de outro ângulo, sempre como sendo amaldiçoado por alguém; mas na maioria das vezes auto-amaldiçoa-se de forma involuntária e recebem na vida as conseqüência pela liberação de palavras e expressões indevidas, por exemplo:



Sou idiota; não presto para nada; meu destino é sofrer; sou azarado; nasci para o fracasso; nunca vencerei; sou danado; e muitas outras. Estas expressões quando proferidas, autorizam aos espírito demoníacos a agir fazendo acontecer o declarado. Portanto cuidado com as palavras.



A auto-estima também é abalada quando se fala do corpo, por exemplo:

Não gosto do cabelo; da boca; dos olhos; dos dentes; do nariz ; sou gordo etc. estas lamentações abre as portas para o maligno agir e a situação torna-se muito grave.



Muitos nos momentos de dificuldade ou mesmo ao divertir-se fazem pedidos terríveis. Isto é dar brecha ao diabo e ele age. Veja o exemplo judeu:

“Caia sobre nós o seu sangue, e sobre nossos filhos (Mt 27.24,25)



O resultado é visível até nos dias atuais; perseguições, mortes, exílios, guerras intermináveis, etc. Assim é a vida dos Israelitas.



A Palavra tem muito poder! (Mt 15.11 e Tg 3.6)



AMALDIÇOANDO O PRÓXIMO ( Ec 7.22)

Quanto ao próximo, deve-se ter o cuidado de não proferir palavras não edificantes, pois pode-se amaldiçoá-lo. Na Bíblia vê-se o exemplo de Noé, que amaldiçoa seu filho Canaã .

“... Maldito seja Canaã..” (Gn 9.24-27)



E assim foi amaldiçoado, poucas palavras mas o suficiente para a desgraça de alguém.

Deve-se ter um cuidado especial com palavras ou expressões que verdadeiramente desconhecemos o significado, como exemplo veja:

Danado, muito comum no Brasil, mas seu significado é condenado ao inferno. (Dicionário Aurélio)



AMALDIÇOANDO AS AUTORIDADES (Ex 22.28 e Ec 10.20)

Devido as grandes dificuldades o homem está muito propenso a descarregar nas autoridades (vereador, prefeito, dep.,governador, presidente e outras) os seus males e geralmente o faz com palavras pesadas, de maldição. Os cristãos precisam ter o cuidado de não procederem de forma pecaminosa a semelhança dos ímpios; a vontade de Deus é que sejam abençoados, que orem por eles.



Quando os governantes são amaldiçoados , as conseqüências recaem sobre seus cidadãos (Rm 12.14) .



AMALDIÇOANDO OS FILHOS ( Gn 9.24-27)

É extremamente fácil praticar o ato da maldição contras os filhos. Por serem cheios de energia e em muitos casos desobedientes, teimosos e respondões, facilmente enerva os pais, que usam palavras e expressões de maldição.



Pais, cuidado com os termos usados em relação a seus filhos, falem palavras edificantes , construtivas e positivas; assim certamente serão honrados pelo Deus vivo.

Paguem o preço pelo filho, orando; jejuando; ensinando; levando-os aos montes; vales e matas para orar.



Elias R. de Oliveira

Um comentário:

  1. Amigo ,
    Gostei do seu post .
    Finalmente um cristão espiritualista .

    Também concordo com o poder das palavras .
    As palavras tanto podem elevar como afundar uma pessoa .

    Mas somente a palavra não salva , nem condena . Ela tem um peso , assim como o pensamento .

    O pensamento ainda tem um peso maior no destino , porque as palavras e as ações são determinadas pelo pensamento.

    abs
    Francisco

    ResponderExcluir