quinta-feira, 17 de junho de 2010

VOCÊ NEM IMAGINA O PODER QUE SUAS PALAVRAS TEM!!!

O PODER DA PALAVRA FALADA

“O homem bom do seu bom tesouro tira coisas boas, e o homem mau do seu mau tesouro tira coisas más. Mas eu lhes digo que no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Pois por suas palavras vocês serão absolvidos, e por suas palavras serão condenados” (Mt.12:36,37)

Palavras que pronunciamos na vida são tão importantes, que o Senhor Jesus comparou o coração, de onde elas brotam, com um tesouro que pode conter coisas boas ou coisas más, dependendo das palavras que falamos. Tiago diz que da boca (fonte das palavras), procede benção e maldição. A língua (seu instrumento pode destilar remédio ou veneno. E que importância, estas mesmas palavras têm, quando paramos para pensar, que de cada uma delas vamos dar conta no dia do juízo.

Pela palavra, o universo foi criado:

“Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que aquilo que se vê não foi feito do que é visível” (Hb.11:3)

A Palavra de Deus, tem o poder da espada afiada:

“Pois A Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes, ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração”

A Palavra de Deus nunca fica sem realizar os seus propósitos:

“assim também ocorre com A Palavra que sai da minha boca: ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei”. (Is.55:11)

Um certo homem centurião conhecia bem o poder desta palavra:

“E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado sarará. Pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado; faze isto, e ele o faz.” (Mt.8:8,9)

Pela palavra pronunciada, com soberba, lúcifer caiu de sua posição, tornando-se satanás:

“Como você caiu dos céus, ó estrela da manhã, filho da alvorada! Como foi atirado à terra, você, que derrubava as nações! Você, que dizia no seu coração: Subirei aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me assentarei no monte da assembléia, no ponto mais elevado do monte santo.
Subirei mais alto que as mais altas nuvens; serei como o Altíssimo”. (Is.14:12-14)

E satanás conhece bem o poder da palavra, por isto até hoje ele a usa de forma contrária, distorcendo o sentido das mesmas, causando má interpretações na comunicação entre pessoas, produzindo com isto: confusões dissenções, facções, contendas, iras, pelejas, além de levar pessoas a distorcerem o verdadeiro sentido da Palavra de Deus, criando heresias, falsas interpretações da Palavra.

Através das palavras pronunciadas, lares podem ser destruídos ou edificados

Com relação à família, quantos lares destruídos, pela comunicação que muitas vezes foi afetada pelo próprio inimigo, causando danos irreversíveis nos relacionamentos familiares e conjugal.

Precisamos usar a Palavra, a palavra de edificação para edificarmos e reconstruirmos lares e relacionamentos de forma sólida, pois assim como satanás usa a palavra para destruir, podemos usa-la na própria reconstrução do lar.

Use a palavra para encorajar, animar, elogiar seu cônjuge, seus filhos, seus entes queridos. Os psicólogos afirmam que o ser humano necessita ouvir pelo menos uma palavra de elogio por dia, para ter uma saúde emocional equilibrada.

Quantas palavras de elogio e encorajamento, o próprio Deus usou na vida de servos seus, quando estes se encontravam necessitados. Na vida de Abraão, as Palavras de Deus o sustentaram na espera prolongada dos 25 anos para concretização das promessas recebidas Ele disse:

“Farei de você um grande povo, e o abençoarei.

Tornarei famoso o seu nome, e você será uma benção.

Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados” (Gn.12:2,3)

“Não tenha medo, Abraão! Eu sou o seu escudo; grande será a tua recompensa!” (Gn.15:1b)

Ao tímido Gideão, as palavras de encorajamento foram:

“O Senhor está com você, poderoso guerreiro” (Jz.6:12b)
O Senhor que conhece não só o presente, mas o passado e o futuro de cada um, estava vendo não o que Gideão era, mas aquilo que ele se tornaria, e assim enviou a Palavra que levantaria a auto-estima daquele humilde moço trabalhador.

Ao jovem e inseguro Jeremias Ele disse:

“Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações.

Não diga que você é muito jovem. A todos a quem eu o enviar, você irá e dirá tudo o que eu lhe ordenar. Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protege-lo, diz o Senhor.” (Jer.1:5,7b)

Com relação ao sumo sacerdote Josué, diante das acusações do inimigo, o Senhor manda o anjo dizer:

“... Este homem não parece um tição tirado do fogo?” (Zac.3:2b)

Ao profeta Isaías, se vendo como que impuro e contaminado pelos pecados do meio em que vivia, o Senhor encoraja dizendo:

“Veja, isto tocou os teus lábios, por isso, a sua culpa será removida, e o seu pecado será perdoado”.(Is.6:7b)

A Israel seu povo, e nós sua igreja hoje, Ele transmite estas palavras que são verdadeiras doses de estímulo e encorajamento:

“Mas agora assim diz o Senhor, aquele que o criou, ó Jacó, aquele que o formou ó Israel: Não tema, pois eu o resgatei; eu o chamei pelo nome; voce é meu. Quando você atravessar as águas, eu estarei com você, quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão. Quando você andar através do fogo, não se queimará; as chamas não o deixarão em brasas. Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, o santo de Israel, o seu Salvador, dou o Egito como resgate para livrá-lo, a Etiópia e Sebá em troca de você. Visto que você é precioso e honrado à minha vista, e porque eu o amo, darei homens em seu lugar, e nações em troca de sua vida. Não tenha medo, pois eu estou com você...” (Is.43:1-5b)

Nas famílias do Antigo Testamento, bênçãos pronunciadas pelos Patriarcas e outros heróis da Bíblia, tiveram o poder de projetar na vida de seus filhos formações e realizações futuras. Senão vejamos: Com relação aos filhos de Noé: (Gn.9:20), na vida dos filhos de Isaque (Gn. 27), na vida dos filhos de Jacó (Gn.49).

Nos nossos lares, principalmente crianças em fase de formação, precisam ouvir de nós, palavras positivas, pois nesta fase da vida, tudo que for jogado às suas mentes fica marcado como escritas sobre o cimento fresco. Não se esqueça: palavras ditas com amor podem salvar seu casamento, a vida de seus filhos, e fazer maravilhas em teu lar. Com relação aos cônjuges é bom lembrar que existem 3 frases milagrosas para qualquer ocasião: “Eu estava errado!”, “Me perdoe!”, “Eu te amo!”.

Comunidades inteiras já foram afetadas pela palavra.

No episódio da Torre de Babel (Gen.11), o projeto da contrução da torre, que além de concentrar o povo num só lugar, contrariando a ordem dada pelo Senhor, de povoar toda a terra serviria também como centro astronômico e ocultista, só foi frustrado porque seus construtores e idealizadores ficaram sem entender as palavras que pronunciavam. Deus confundiu suas línguas, e dali por diante se viram incapacitados de se comunicarem.

Palavras de advertência e exortação ao arrependimento, ditas através de um profeta (Jonas), levou toda uma cidade (Nínive) ao arrependimento e preservação da destruição iminente.

Na visão de Ezequiel (cap. 47), o profeta pode contemplar o grande milagre de restauração que Deus realizaria na vida da nação, quando este foi levado a profetizar a palavra de ordem sobre aquele vale de ossos que estavam sequíssimos.

No dia de pentecostes (Atos 2), cerca de 3 mil pessoas, das diferentes comunidades reunidas ali, receberam a palavra que lhes trouxe salvação, através das línguas ouvidas no seu próprio idioma, e através do poderoso e eloqüente sermão pregado pelo Apóstolo Pedro cheio do Espírito Santo.

A importância da palavra falada, na nossa vida cristã

Na nossa vida cristã, as palavras faladas são tão importantes que através dos nossos pronunciamentos podemos estar selando o nosso destino na eternidade. Lembre-se que quando nos decidimos por Jesus, pela fé, foi através dos nossos lábios que confessamos que cremos única e exclusivamente nEle para nossa salvação:

“A palavra está perto de você; está em sua boca e em seu coração, isto é, a palavra que estamos proclamando: Se você confessar com a sua boca que Jesus é o Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação.” (Rom.8-10)

“Quem, pois, me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante do meu Pai que está nos céus. Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus”. (Mt.10:32,33)

“Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça”. (I Jo.1:9)

Na vida cristã as palavras são tão importantes, que se tornam o aferidor de quanto a pessoa tem domínio próprio, ou se é perfeita:

“Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo. Sua religião não tem valor algum!” (Tg.1:26)

“Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo”. (Tg.3:2)

Na vida cristã, palavras são tão importantes que o Senhor não nos dá o direito de usa-las para maldizer ou julgar aos outros:

“Irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala contra o seu irmão ou julga o seu irmão, fala contra a Lei e o julga. Quando você julga a Lei, não a está cumprindo, mas está se colocando como juiz. Há apenas um Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e destruir. Mas quem é você para julgar o seu próximo?”

Na vida cristã, palavras são tão importantes que o Senhor Jesus nos aconselha a não fazermos juramentos, e não sermos pessoas de 2 palavras. Antes, se dissermos sim, temos que cumprir o sim, se dissermos não, tem que ser “não” mesmo.:

“Vocês também ouviram o que foi dito aos seus antepassados: ‘Não jure falsamente, mas cumpra os juramentos que você fez diante do Senhor. Mas eu lhes digo: Não jurem de forma alguma: nem pelos céus, porque é o trono de Deus; nem pela terra, porque é o estrado de seus pés, nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei. E não jure pela sua cabeça, pois você não pode tornar branco ou preto nem um fio de cabelo. Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’; o que passar disso vem do maligno”. (Mt.5:32-37)

Palavras na vida cristã são tão importantes, que há um mandamento, no sentido de que devemos nos “encher do Espírito Santo, falando entre nós, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando coração ao Senhor, dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas em nome de nosso Senhor Jesus Cristo”. (Ef.5:18b-20)
Finalmente, as palavras são tão importantes na vida cristã, que a oração, o louvor, a pregação, feitas através da palavra nos lábios e no coração, podem produzir efeitos tão extraordinários, que nem podemos imaginar.

Louvamos a Deus pelo poder da palavra, e do privilégio que é poder usa-las para produzir bênçãos no Reino de Deus.

“E bendito seja o Senhor, que deu repouso ao seu povo Israel, segundo tudo o que disse; nem uma só palavra caiu de todas as suas boas palavras que falou...” (I Re.8:56a)

LOUVADO SEJA DEUS!!!

IGREJA BÍBLICA PLENITUDE -Jonas Leite Siqueira
www.plenitudedecristo.com.br jonasplenitude@hotmail.com
pastorjonasleite.uniblog.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário