quarta-feira, 16 de junho de 2010

Crescendo na Fé

“Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de [mostarda] direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele há de passar; e nada vos será impossível”. Mt 17. 20



Quase sempre, ao lermos este texto, pensamos nele sob a perspectiva da pequenez da fé. Ou seja, somos levados a crer que mesmo tendo uma fé pequena tão como uma semente de mostarda poderá fazer coisas consideradas impossíveis. Contudo, em outros textos, não parece ser isto o que a bíblia ensina. Só no evangelho segundo Mateus, Jesus critica cinco vezes a pequena fé de seus discípulos ante a coisas menores que uma montanha. ( Mt 6.30; 8.26; 14.31; 16.8; 17.20)

Mas isto não é uma incoerência. O fato é que uma fé do tamanho de um grão de mostarda não pode e jamais operará nada. Jesus quando comparou a fé a um grão de mostarda ele não estava dizendo que uma fé tão pequena poderia realizar coisas tão prodigiosas. Mas ele queria dizer que assim como a semente de mostarda sendo a menor de todas as hortaliças, quando é plantada se torna a maior delas; a fé, por mais que pareça pequena e insignificante, se ela for exercitada, plantada no terreno da vida ela crescerá e será capaz de nos traz grande providência, ou seja, de realizar coisas prodigiosas.



Compare este texto da fé como um grão de mostarda com a parábola do grão de mostarda. “Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda que um homem tomou, e semeou no seu campo; o qual é realmente a menor de todas as sementes; mas, depois de ter crescido, é a maior das hortaliças, e faz-se árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos” Mt 13.31, 32.



O grão de mostarda sem ser plantado não dar frutos e ainda é fácil de se perder. Assim é a fé, se ela não estiver depositada no Salvador e crescendo a cada dia pelo conhecimento da Palavra e pelas experiências adquiridas com as provações, ela é inoperante e fácil de se perder. Mas se tal for investida, ela dará muitos resultados.



A bíblia nos ensina que cada um de nós recebeu uma medida de fé dada por Deus ( Rm 12.3), cada um de nós tem um grãozinho de mostarda. E devemos investir esta pequena fé em Deus e sua Palavra para que ela cresça até se tornar operante. Paulo quando escreveu sua Segunda carta aos crentes de Tessalônica ele diz que dava graças a Deus por que a fé deles crescia muitíssimo ( 2Tes 1.3) e esta fé fazia também crescer neles o amor uns para com os outros. Que maravilha!



Como cresce nossa fé?



Através da ministração e estudo sério e ungido da Palavra de Deus. Rm 10.17



Paulo ensina que a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus. À medida que crêssemos no conhecimento da Palavra nossa fé também cresce, pois passamos a conhecer o caráter e as obras do Deus que cremos.

Enviado por: Wemerson Marinho

Um comentário: