segunda-feira, 14 de junho de 2010

EXERCENDO SUA FÉ E GLORIFICANDO O NOME DE JESUS

Romanos 3:17-22


17 (Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem.

18 O qual, em esperança, creu contra a esperança, tanto que ele tornou-se pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência.

19 E não enfraquecendo na fé, não atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara.

20 E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus,

21 E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer.

22 Assim isso lhe foi também imputado como justiça.

1.Este texto me ensina que?

a. Crer na Pessoa de Deus - Abraão creu em Deus, que tem o poder de vivificar os mortos, que chama as coisas que não são como se já fossem(v. 17). Então ele creu no caráter de Deus, no poder de Deus, na pessoa de Deus. Assim deve ser direcionada a minha fé, no que eu conheço de Deus.

b.Crer contra a esperança(18) – Nos momentos que parece que até mesmo a esperança esta perdida tenho que exercer fé contra a esperança. Pois na maioria das vezes vou precisar mais do que esperança, preciso de fé. E a fé é a certeza das coisas que se esperam. Parece que em certos momentos tudo estava contrario a Abraão ao ponto de perder a esperança.

c.Não enfraquecer na fé(19-20) – Abraão não fixou os olhos na situação presente, que humanamente era impossível. Tirou os olhos do corpo amortecido de um casal de velhos. Isto ajuda a manter uma fé forte, olhando para a pessoa de Deus e para a promessa feita por Ele. Não duvidar é a chave para manter-se fortalecido na fé, Abraão não duvidou da promessa. Concentrar-me nas circunstancias me levam a duvidar, concentrar no caráter de Deus e nas promessas Dele me levam a fortificar a fé.

d.Deus é poderoso para cumprir o que promete(20) – Abraão estava certíssimo de que Deus cumpriria o que prometeu. Tenho que estar certo e firmado no caráter de Deus de que Ele é fiel e cumpre o que promete. Ele pode com seu grande poder chamar a existência as coisas que ainda não existem.

e.A justiça provém da fé – Abraão foi declarado justo por causa de sua fé no caráter de Deus. Então quando exerço fé no caráter, na pessoa de Deus estou praticando justiça.

2.O que vou fazer com base nisto?

a.Declarar o caráter de Deus – fazer com mais constância durante meu dia que creio no caráter e no poder de Deus para realizar as coisas impossíveis na minha vida. Louvar a Ele pelos milagres já realizados.

b.Tirar os olhos das circunstancias presentes – Principalmente quando tudo parece sem esperança, preciso crer contra a esperança. Confiando que Ele é poderoso para cumprir o que prometeu. Devo procurar em tudo e em todos os momentos dar glórias a Deus(v.20). A atenção não deve ser chamada para minha pessoa mas para a pessoa Dele. Os resultados não serão meus mas Dele. Se conseguir mostrar que Ele é o centro das atenções estou no caminho certo.

c.Espirito Santo ajuda-me a crer contra a esperança no ministério e glorificar o nome de JESUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário