domingo, 27 de junho de 2010

ENTRE SANTOS E PROFANOS!!

1Jo 2.18-20

Intr.

O tempo está se cumprindo, a hora da partida é chegada, as coisas que antecedem o fim já se revelam cada vez mais nítidas, por isso é já a ultima hora. Querido a cada dia mais se aproxima a hora da nossa partida. Os sinais: Lc 21.11- (haverá grandes terremotos, epidemias e fome em vários lugares, coisas espantosas e também grandes sinais do céu). (E em Lc 21.25 - Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; sobre a terra, angústia entre as nações em perplexidade por causa do bramido do mar e das ondas). Esta ultima hora também é uma hora de espanto, agitação e dores. É uma hora de enganos e decepções por causa do que se ver, e que é apenas aparente. Parece real mas não o é. João fala de falsos cristãos, e do próprio anti-Cristo. Vejamos o que podemos aprender nesta lição de João.



1 A Ultima hora:

Esta ultima hora é marcada basicamente por dois sinais na visão de João:



a) O aparecimento de anti-cristos

b) O aparecimento do anti-Cristo.

Notemos a distinção para melhor compreensão:



• Anticristos – refere-se às pessoas que se opõem aos verdadeiros cristãos. Numa analogia do ser cristão, vemos que o cristão, é uma partícula do seu Cristo, assim também é na forma derivada, um pequeno cristo, pois segue e serve, e ama e adora o verdadeiro Cristo. Anticristos, são neste caso todos os que não concordam com a maneira verdadeiro de ser um cristão.

• Anticristo – ouviste dizer que o anticristo de vir... ( aqui temos já na época de João, quando o gnosticismo era talvez a maior oposição ao cristianismo verdadeiro, um anuncio claro de que já havia indícios do aparecimento do Anticristo. Assim, João adverte os mais novos a se guardarem dos aborrecedores de Deus(Sl 1), e mantivessem um postura firme e determinada de viver na verdade, fora dos enganos anticristãos.

• Esses anticristos receberam poder satânico para despertar a duvida quanto ao verdadeiro Cristo. Se infiltrariam no meio da Igreja, para tentar apagar a verdadeira fé, para levá-los à apostasia e morte espiritual.



Três Aspectos da Ultima hora:

• O aparecimento dos falsos prefetas: homens inspirados pelos espíritos malignos, instrutores de uma falsa fé e de vidas reprováveis que entrando nas casas de muitos os arrastam para fazerem o que bem querem, coisas anticristãs.

• O Aparecimento do Proprio anticristo: ao longo da historia satanás tem usado homens de vida réproba aos quais se destina o mais terrível fim. Nunca satanás se deu por vencido, ainda que seja, contudo tem usado os falsos crentes e homens de dura servis para fazer sua obra maligna na terra, até que chegue o seu próprio dia de governar.

• O seu reino já é uma realidade: o mundo se prepara para uma moeda única, um sistema único, um único governo – o governo do anticristo da besta e do falso profeta.

• O que prova que já estamos de fato na ultima hora?

O acentuado crescimento de anticristos no mundo.(1Tm 4.1-3; 2Ts 2.1-12 – (leia)). Esta ultima hora compreende o período entre o primeiro e o segundo aparecimento de Cristo.



2 Há entre nós falsos crentes:

Nem todos são crentes verdadeiros. Muitos são apenas de aparências, pois nunca se entregaram de fato a servirem a Deus e ao seu Cristo. Mas usando de falsidade no meio da igreja, permanecem em indisciplina e dissolução, rejeitando a ordem e andando conforme o seu próprio entendimento. Estes como outros iguais a eles, já saíram do meio dos que receberam a unção do Santo, porque não eram dos ungidos.



a) 2Co 6.11-17



• Boca aberta e coração dilatado para os fiéis

• Cuidado com os seus próprios afetos

• Todo crente verdadeiro deve ter um coração dilatado para com o outro, no amor de Cristo, sem presunção ou egoísmo

• Deve ser separado dos infiéis, seja lá fora, no mundo, ou mesmo se o tal infiel esteja no meio da igreja

• Justiça verdadeira é desprovida de toda forma de injustiça

• Luz e trevas nunca se unem, é como água e óleo

• O crente não deve ter imagens, ídolos e objetos de admiração devocional ou, de culto

• Deus deseja está, andar e viver entre nós. Ser o nosso Deus para sermos o seu povo.

• O crente deve se apartar completamente de todo forma de impiedade, até mesmo o favorecimento da vida destes.

• Há uma condição para sermos recebidos por Deus – NÃO TOCAR EM NADA IMUNDO.

• Para sermos seus filhos devemos abrir mãos de tudo o que o mundo oferece, ou não seremos de fato filhos.



3 Estamos ou não na Unção do Santo?

O que prova que alguém está na unção do Santo, é o procedimento do mesmo. Uma pessoa não se encontra com Cristo para continuar a mesma. Nunca aconteceu de alguém entregar-se a Cristo de todo o coração e continuar matando, roubando, mentindo, enganando, ou fazendo coisas semelhantes a estas que denotam a não conversão do mesmo. Só existe uma forma de ser crente. O crente vital e verdadeiro.



a) 2Co 1.20-22 – todas as promessas que há Deus, são estabelecidas em Cristo, o amém(como Jesus disse no getsemani – seja feita a tua vontade, ou seja: Assim seja – amém). Isso para a glória de Deus, em nossa favor.

b) A unção que temos é uma unção que nos trás ousadia para chamar a Deus de Pai. Uma unção que corta o vinculo com o pecado e restabelece o vinculo com Deus por meio do Santo.

c) Jesus nos selou com o seu Espírito Santo, para sermos santos, pois sem santificação nunca poderemos ver a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário