domingo, 27 de junho de 2010

REENCARNAÇÃO OU RESSUREIÇÃO,ESCOLHA O QUE QUERES PRA VOCE.

O ensinamento da reencarnação é antigo. Pitágoras foi o primeiro filósofo pagão a expor esta teoria. Segundo os Espiritualistas, reencarnação é a capacidade que o espírito de uma pessoa tem de encarnar novamente, em outro corpo, após a morte, com o objetivo de chegar ao grau máximo de perfeição. De acordo com a doutrina espírita, esta reencarnação pode acontecer no corpo de outro ser humano que está para nascer ou no corpo de um animal. Mas será que a reencarnação é uma doutrina Bíblica ensinada por Deus? Vejamos.


O patriarca Jó fez uma pergunta interessante: “morrendo o homem, porventura tornará a viver”? (Jó 14:14) Ele mesmo respondeu: “...tu (Deus) ao homem puseste limites, além dos quais não passará”.(Jó 14:5). “O homem, porém, morre, e fica prostrado, expira o homem, e onde está?” (Jó 14:10).
“...assim o homem se deita, e não se levanta: enquanto exibirem os céus não acordará, nem será despertado de seu sono” (verso 12).
“...antes que eu vá para o lugar de que não voltarei, para a terra das trevas e da sombra da morte...” (Jó 10:21).


“Porque dentro de poucos anos eu seguirei o caminho de onde não tornarei”(Jó 16:22)


“Tal como a nuvem se desfaz e passa, aquele que desce á sepultura jamais tornará a subir. Nunca mais tornará a sua casa, nem o lugar onde habita o conhecerá jamais”(Jó 7:9,10).

Porque que ao passarmos por um lugar, temos a sensação de que já estivemos ali?

Nossa mente é muito complexa. Ela pode facilmente nos passar a sensação de que já estivemos em determinado lugar, mesmo nunca tendo passado por perto. Porque? Simplesmente porque nossa mente já gravou um cenário “parecido”, que poderíamos ter visto em uma viagem, um desenho, etc.

O fato de “acharmos” que já estivemos em determinado lugar jamais poderá insinuar que exista a reencarnação, assim como uma pessoa, que nunca comeu um prato de lasanha poderá dizer: “acho que comi isto em outra vida”, pois a lasanha não existe desde a os tempos remotos; se assim o fosse, a lasanha também teria de “reencarnar”.

Quer dizer, então, que realmente não existe reencarnação?
“Mortos não tornarão a viver...”(Isaías 26:14).


“Lembra-te (Deus) de que eles são carne, vento que passa e já não volta”.(Salmo 78:39).



A Bíblia não pode errar porque é a palavra de Deus. Nela você não encontrará nenhuma palavra que sustente a reencarnação. As vezes, uma doutrina pode “parecer bonita”; mas a Bíblia diz que “há caminhos que ao homem parece direito, mas no final são caminhos de morte”(Provérbios 16:25), pois não estão em conformidade com os ensinamentos de Deus.


Apesar do homem preferir inventar seus próprios caminhos (como a reencarnação), Jesus afirmou: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. Contudo não quereis vir a mim para terdes vida”(João 14:6; 5:40
Em vez de ensinar a doutrina da reencarnação, a Bíblia ensina a doutrina da ressurreição dos mortos. Muitas pessoas se recusam a crer na ressurreição, mas preferem aceitar a reencarnação da alma porque acham absurda a ressurreição. A essas pessoas, Jesus pergunta: “Por que se julga incrível entre vós que Deus ressuscite os mortos”?(Atos 26:8) E ele mesmo conclui: “E se não há ressurreição de mortos, então, Cristo não ressuscitou. E se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé . E ainda mais: os que dormiram em Cristo pereceram” (1 Coríntios 15:16-18). Isto mostra-nos claramente que a Ressurreição de Jesus é a BASE de nossa fé , e se não tiver ressurreição não existe outro meio de vivermos novamente e irmos para o céu. O apóstolo Paulo tinha plena certeza de que “haverá ressurreição, tanto de justos como de injustos”[este assunto sobre a Ressurreição veremos mais detalhadamente neste mesmo estudo ]


Mas os textos de Mateus 11:13-14 , 17:11-13 e Lucas 1:17 não ensinam que existe a reencarnação?


No programa “Fantástico” do dia 17/08/97, foi entrevistada uma autora norte-americana que afirmou existir fundamentos Bíblicos para a comprovar que João Batista era uma “reencarnação” do profeta Elias. E o pior de tudo é que o líder religioso que foi entrevistado não entendia nada de Bíblia e não consegui rebater a declaração da autora. Ela usou o seguinte texto:


“Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João. E, se quereis reconhecer, ele mesmo é Elias, que estava para vir” (Mateus 11:13,14-Veja também 17:11-13 e Lucas 1:17, que são parecidos). Como entender este texto?
Basta estuda-lo em seu ‘contexto’. Quando Jesus diz: “ele é Elias”, referindo-se há João Batista, Cristo está lançando uma metáfora, para “comparar” João com Elias pelo fato de João falar eloqüentemente como Elias e exercerem funções parecidas (profetizar).


Em outras ocasiões, Jesus se declarou como sendo “A Porta” (João 10:9). Quando estava na Santa Ceia, ao tomar o pão, disse: “Isto é o meu corpo” (Mateus 26:26). A Bíblia está repleta de metáforas que identificam uma pessoa com ela própria.


A Palavra de Deus diz que “Jesus é a pedra”(1 Coríntios 10:4); mas toda pessoa em sã consciência acredita que ele não é uma pedra literal, mas esta é uma linguagem figurada, usada para ensinar que a obra de Jesus é a “Base” da igreja.


João Batista não foi Elias reencarnado por vários motivos; entre eles, citaremos objetivamente:

1. A afirmação de Jesus em Lucas 7:28 e Mateus 11:11 diz: “Entre os nascidos de mulher, não surgiu ninguém maior que João Batista...” Jesus falou entre os nascidos, não entre os reencarnados .


2. O próprio João Batista disse que não era Elias ! (João 1:21)

3. Em João 10:41 diz que “...João não fez sinal algum...” Com Elias foi diferente : chegou até a ressuscitar mortos, fez com que descesse fogo do céu e realizou outros milagres que João nunca fez(Ver 1 Reis 17:19-24; 18:41-46; 2 Reis 1:9-16). Fica claro com isso que eles não eram a mesma pessoa, pois cada um tinha seu Dom dado por Deus.

4. Crer na reencarnação seria negar que o homem é salvo pela graça (Efésios 2:8) e que seus pecados são purificados por Jesus através de seu sangue(1 João 1:9)
5. O último e mais forte de todos os argumentos está no fato de que Elias, segundo a Bíblia, “nunca morreu”! Ele foi levado em vida ao céu e, portanto, não estava disponível para a reencarnação. (Leia 2 Reis 2:11-14)

Deus ensina-nos na Bíblia que não existe vida após a morte antes da volta de Jesus, pois os mortos só terão vida novamente quando o Senhor ressuscitá-los.(Lucas 14:14; João 6:40; 1 Coríntios 1523).

Alguns dos textos Bíblicos que contradizem a existência da reencarnação:

Efésios 2:8,9 – A Bíblia diz que a Salvação é pela Graça. Se fosse através da reencarnação, seria pelas obras. Está Escrito: “Se, porém, andarmos na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu filho, nos purifica de todo o pecado”(1 João 1:7). Vemos que não é a reencarnação que nos purifica dos pecados, mas UNICAMENTE o Sacrifício de Jesus no calvário. Ninguém pode estabelecer outro plano de salvação. No Evangelho de João 1:29, está relatado a declaração de João Batista sobre Jesus. Sabe o que ele disse? “Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. Não precisamos reencarnar para atingirmos um estágio maior de perfeição; precisamos de Jesus Cristo.

Romanos 3:24-31 – “sendo justificados (perdoados) gratuitamente , por sua graça, através da redenção que há em Cristo Jesus”. Novamente a Bíblia menciona que o perdão é através da redenção que há em Jesus.

1 Tessalonicenses 4:15,16 – Neste texto, o Senhor nos diz que irá voltar para nos buscar. Se existisse a reencarnação, como um meio de aperfeiçoar o ser humano, porque Jesus teria de vir e nos levar ao céu? Poderíamos ir sozinhos por nossos méritos, algo totalmente anti-Bíblico.

1 Coríntios 15:51-54 – Este verso nos ensina que, para sermos aperfeiçoados, Jesus tem de “voltar” e nos transformar. Não diz que temos de passar pela reencarnação.

2 Coríntios 6:2 – “...eis ,agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação...” Podemos notar que a salvação ou o aperfeiçoamento da pessoa não vem depois da morte com a reencarnação, pois isso levaria muito tempo e o sacrifício de Jesus não teria eficácia alguma. Podemos ser salvos e aperfeiçoados agora. Basta aceitarmos a Jesus como nosso salvador pessoal !

Hebreus 9:27 – Este é um dos textos Bíblicos que mais contradizem a existência da reencarnação. Diz o seguinte: “e, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disso, o juízo...” A Palavra de Deus é clara ao dizer que morremos uma só vez, não duas nem três, nem quatro, para depois reencarnar. Note que , após a morte, vem o “juízo”(a vida da pessoa foi selada para a salvação ou perdição após a ressurreição), e não a reencarnação !

Fatores que nos levam a não crer na existência da reencarnação:

q Na Bíblia não existe tal ensinamento, nem mesmo a palavra “reencarnação”;

q Porque o próprio Jesus disse que a morte é um sono (João 11:11-14). Em Eclesiastes 9:5,6 diz: “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a usa memória está entregue ao esquecimento. Amor, ódio e inveja para eles já pereceram: para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol”.(Veja também verso 10). A Bíblia é clara ao afirmar que os mortos não sabem coisa nenhuma, e não têm sentimentos de amor, ódio ou inveja. Como que os mortos vão reencarnar se estão inconscientes?

q A Bíblia diz que a pessoa morre somente uma vez (Hebreus 9:27);
q Esta doutrina anula e invalida a obra da redenção do pecador mediante a morte de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

q Contradiz a doutrina da ressurreição.(1 Coríntios 15:51-54)

Existem perguntas que os reencarnacionistas não conseguem responder. São essas: “Digamos que a pessoa ao morrer reencarne. Conseqüentemente ela terá de viver em “vários” corpos. Na ressurreição, em qual desses corpos Deus colocará o espírito? Será que o espírito seria colocado em todos os corpos que reencarnamos ? E se uma pessoa reencarnou cem vezes. Ao espírito ser colocado de volta na ressurreição, ela será cem pessoas ao mesmo tempo? Note o quanto esta doutrina é absurda .

Mas então, que esperança podemos ter neste mundo de vivermos uma vida melhor um dia?

A esperança é a “Ressurreição”. Jesus prometeu: “Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem feito o mal, para a ressurreição do juízo”(João 5:28,29). Deus irá trazer de volta os que dormem. E você não precisa duvidar disso, pois “para Deus tudo é possível”(Mateus 19:26-Leia também Lucas 1:37; Romanos 4:17; Salmos 33:9), e ele “não é homem para que minta...”(Números 23:19).

Você quer ter a oportunidade de encontrar novamente seus entes queridos que morreram? Existe um caminho; ele chama-se “Jesus”. Ele diz a você hoje: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá” (João 11:25). Entregue-lhe sua vida e seu coração, e verás que valeu apena!

Analise: Você seria feliz, estando reencarnado (a) no corpo de um cachorro, vendo seus filhos e sua esposa (o) passando por necessidades, sem poder ajudá-los e nem mesmo dar-lhes um beijo ou até mesmo abraçar-lhes? Devemos agradecer a Deus por seus planos para nós serem muito melhores do que isso !

Conclusão:

A doutrina da reencarnação é diabólica, pois contradiz todos os ensinamentos Bíblicos e invalida a graça salvadora de Jesus e a doutrina da ressurreição em Cristo como único meio de termos vida após a morte; “se reencarnamos, porque precisaríamos de Jesus para nos livrar do pecado?”

Esta doutrina foi aperfeiçoada por filósofos pagãos, que não crêem em Deus; portanto, não merece nosso crédito.

Sendo que a Bíblia condena tal doutrina, não devemos gastar tempo com ela. Não precisamos condenar as pessoas que crêem desta forma (temos de amar e ensinar a todos), mas individualmente é preciso rejeitar tal ensinamento.

As Escrituras dizem que morremos “uma só vez” (Hebreus 9:27) e não que morremos duas, três, etc para depois reencarnarmos.

É muito melhor cremos na Palavra de Deus, num “Assim diz o Senhor”, do que em mentiras Satânicas.

Porque não vos demos a conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo seguindo fábulas engenhosamente inventadas, mas nós mesmos fomos testemunhas oculares da sua majestade, (2 Pedro 1:16 RA)

Um comentário:

  1. Não pode haver conclusão pois somente Deus, Jesus Cristo é a verdade.

    Eu conheço pouco do espiritismo, mas a forma com a qual está escrita, está limitada, por exemplo, a reencarnação em animais não existe, animais não têm espírito.

    Quando falamos de salvação, estamos falando do nosso espírito, não devemos nos limitar apenas a esta vida material, pois a vida espiritual é infinita, não é o corpo na terra a vida, é muito mais que isto, nossa verdade é interpretativa.

    Será que jesus Cristo não é mesmo uma reencarnação de Adão? O primeiro e único filho de Deus, o mais sábio de todos da terra.

    É claro que cada pessoa morrerá apenas uma vez, pois a vida que continua é do espírito e não do corpo, não comento mais porque não conheço tanto, mas o pouco que conheço está aí.

    Pra finalizar vou dizer o que acho sobre escrever estas coisas, nós não devemos limitar Deus à nossa vontade, imagina se reencarnação realmente exista, como será? Todas as religiões estão certas, a diferença é apenas a verdade delas, o modo como interpretam Deus, e a vida.

    Abraços.

    ResponderExcluir