domingo, 13 de junho de 2010

A GRAÇA QUE LIBERTA A ALMA HUMANA!!!!


Há muitas pessoas que sofrem as dores dos diversos problemas da vida por não conhecerem o alcance da Graça de Deus, sua eficácia e a sua manifestação. Ao discorrer sobre o assunto procuraremos mostrar quando se manifesta a Graça de Deus, ela se manifesta e como nós podemos desfrutar dessa infinita Graça.


Quando nós descobrimos a Graça infinita de Deus aprendemos a lidar com os mais diversos problemas, superando-os pela graça de Deus e resolvemos o maior de todos os problemas, a falta de comunhão com Deus.

A ORIGEM DA GRAÇA DE DEUS

Graça sobre Graça

A Graça de Deus não pode ser confundida com uma "obrigação" de Deus em resgatar a humanidade perdida. Ninguém pode exigir nada de Deus neste sentido. Deus é simplesmente constrangido pelo seu amor a buscar e salvar o homem de seus pecados e males e a abençoá-lo. Este é o conceito bíblico "por que todos nós temos recebido de sua plenitude, e graça sobre graça" (Jo 1.16)

Graça comum
A graça comum é vista em várias formas:

Manifestada na natureza -"para que vos torneis filhos de vosso pai celeste, porque Ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e vir a chuva sobre justos e injustos" (Mt 5.45).

Na restrição do mal no mundo – "E, agora, sabeis o que o detém, para que ele seja revelado somente em ocasião própria. Com efeito, o mistério da iniquidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém" (1Tss 2. 6,7).

Na consciência do pecado dentro do coração do homem – "A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça; porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis; por quanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-lhes o coração insensato. Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis. Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si; pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do criador, o qual é bendito eternamente." Amém. (Rm 1. 18-25)

"Ou desprezas a riqueza da sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento? "(Rm 2.4)

Graça especial

A medida que o homem responde afirmativamente à "graça comum" Deus concede a ele uma "graça especial" que o ajuda a crer e se aproximar mais de Deus.
"Ninguém pode vir a min se o pai que me enviou não o trouxer" (Jo 6.44). Essa "graça especial" não garante a salvação do homem ou o seu livramento total, sem que o homem tenha participação por meio da fé; pois a salvação ou libertação do homem depende não somente do esforço de Deus em alcançá-lo mas a participação do homem faz parte do plano de Deus para a cura total da alma e do corpo. "Quando ele vier(o Espírito Santo), convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:" (Jo 16.8).

Um comentário:

  1. Parabéns pelo post e destaco aqui um dos versículos que editaste pois também nesse há a manifestação do Amor de Deus: "Ou desprezas a riqueza da sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento? "(Rm 2.4)

    ResponderExcluir