segunda-feira, 28 de junho de 2010

TENTAÇÃO - SEDUÇÃO MENTIROSA



(Tiago 1.13-15)
Existe uma grande diferença entre pecado e tentação. Jesus foi tentado em todas as coisas, mas sem pecado (Hb 4.15), pois Ele veio amando a justiça e odiando o pecado (Hb 1.9). Então, o que é a tentação? A tentação vem antes do pecado, pois é um convite para o pecado.



A tentação é um convite sedutor, bonito, atraente, que acena com possibilidades aparentemente interessante e até sensacional, mas que no fim não passa de propaganda enganosa. Como no treinamento da camuflagem militar, utilizado para enganar o inimigo, ou para capturar uma presa, assim é a tentação.



O tentador estuda sua presa, constrói esconderijos e coloca chamarizes. Os chamarizes estão por toda parte, nas ruas e até na internet. Quantas mulheres foram enganadas e até mortas a partir de um contato com um estranho pela internet? A internet é boa por um lado, mas é um ambiente propício à mentira.



Satanás é o pai da mentira. Ele, qual serpente, foi descrito como "o mais astuto de todos os animais do campo" (Gn 3.1). O apóstolo Paulo também ensina que "o diabo se transforma em anjo de luz" e que nós não podemos ignorar os seus ardis (II Cor 11.14). Por isso somos instados a "... estar firmes contra as astutas ciladas do diabo".





Vejamos, portanto, algumas características acerca da tentação.





A tentação sempre está enraizada na mentira



A tentação é uma sedução. Um convite para fazer algo errado ou pecaminoso aos olhos de Deus. Um convite para o bem não é tentação. Satanás é "o sedutor de todo o mundo" (Ap 12.9). Se pudéssemos ver o pecado como ele realmente é no fim, não o acharíamos tentador no início.

Se Sansão soubesse que o seu envolvimento com Dalila acabaria em traição, olhos arrancados e prisioneiro dos inimigos, ele jamais teria se aproximado dela, por mais bela que fosse. Se Davi soubesse que aquele adultério traria a morte dos seus filhos ele pensaria duas vezes. O inimigo tenta dizendo que vai satisfazer uma necessidade, mas engana.



As mentiras religiosas são trazidas por falsos mestres. Parecem verdadeiros, mas são falsos. Será que você já ouviu o tentador sussurrar? "O que é que tem?" "Não tem nada a ver!" "É certo que não morrereis!" Para Eva ele disse "Sereis como Deus..." ele usa mentiras e meias verdades, mas Deus trabalha com a verdade completa, no longo prazo, e nossa única defesa contra as mentiras do inimigo é a Palavra de Deus, trazida pelo Espírito Santo. Jesus enfrentou o tentador dizendo: "Está escrito..."



Todo fracasso começa com pequenas concessões



Uma grande barragem só se rompe por causa de uma pequena fenda não corrigida no paredão. O campo de batalha da tentação é a nossa alma. E cada vez que alguém ultrapassa o mandamento do Senhor é como uma fenda que se abre no muro da alma. E o tentador então coloca uma "cunha" na fenda, subjugando as emoções e a vontade da pessoa, fazendo-a prisioneira de pecados e vícios.





Todo pecado vem de longe e gera envolvimento; começa pequeno, com um olhar ou um pensamento. Pode até parecer que a pessoa foi derrubada pela crise final, mas na realidade ela começou a cair desde o início, desde que concordou com coisas aparentemente insignificantes.



O tentador sabe que cada pecado é como uma semente. E ali começa uma história de vergonha. A mente humana é como uma estufa que faz os pensamentos germinarem como sementes, levando as pessoas a praticar o que vai se tornando forte nelas.



Tudo que cresce na mente tende a se realizar. Mas a Palavra diz: "Enganoso é o coração e desesperadamente corrupto" (Jr 17.9). O que significa isso? Que não podemos confiar na consciência para discernir o certo do errado. Só a Palavra de Deus é final. Mas não é do diabo toda culpa. O problema é o nosso "eu" independente e insubmisso à Palavra.



O homem é tentado por sua própria cobiça, quanto esta o atrai e o seduz (Tg 1.14). Israel foi levado ao cativeiro várias vezes porque deu lugar a pequenas concessões, como a idolatria. Por isso, não negocie sua integridade. Devemos ser mansos, mas radicais contra o pecado. Precisamos lidar com a tentação na fonte, pois diz a Palavra: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração" (Pv 4.23). Faça de sua mente um jardim selado para o Espírito Santo (Fp 4.8).



Deus tem melhores planos para cada um de nós



Em (Isaías 55.7-9) o Senhor exorta a que deixemos os nossos próprios pensamentos e tomemos os pensamentos de Deus, porque seus caminhos são mais altos que os nossos caminhos.





O inimigo apresenta um tabuleiro de xadrex mostrando que já te deu o "xeque-mate", mas Jesus tem sempre um movimento a mais para fazer e trazer libertação e cura.





CONCLUSÃO





Talvez você se sinta derrotado hoje, achando que sua vida está muito abalada ou em completa derrota. E, assim, parece que o xeque-mate do inimigo é certo, mas o Mestre dos mestres do xadrez da vida, Jesus Cristo, pode inverter essa situação, pois satanás é mentiroso e pai da mentira (Jo 8.44).



Os pensamentos de Deus a seu respeito são mais altos e Ele tem grande prazer em destruir os planos do inimigo. Foi para isso que Jesus se manifestou, para destruir as obras do diabo (1 Jo. 3.8b).



Te convidamos a tomar uma nova posição. O Salmista orou "inclina o meu coração aos teus testemunhos, e não à cobiça" (Sal.119.36). Ora, você não tem que ficar enganado, porque Jesus, o Mestre dos mestres, tem uma posição de força para você no xadrex da vida.





Ele te colocará ao seu lado nos lugares celestiais, numa posição de vitória permanente, mas lembre-se, que a conquista virá sem dúvida!! Mas a obediência é a porta de entrada para a tão desejada vitória.

Um comentário:

  1. Você parece bem entendido do assunto, Meu nome é Lucas tenho 18 anos sou evangélico... Aceitei a Deus e fui batizado, E agora que estou rompendo em fé . O inimigo está estrategiando contra min cada vez mais e mais.... Está atingindo o meu lado fraco que é a sedução de mulheres.. e toda hora minha mente está focado nessa tentação e nessas semanas estão acontecendo tentações reais e que estão me deichando furioso. Eu conheço a palavra e sei quem pode me ajudar que é Deus, e sei que tem muitas pessoas ao meu redor que pode ajudar, mas eu tenho vergonha de falar preciso falar com alguém que não me conhece. Gostaria que você me adicionasse no msn : lucasveno@hotmail.com você poderia:?

    ResponderExcluir